Nota de falecimento

O Ceale comunica, com muito pesar, o falecimento do professor Brian Street, do King's College London


     

Geral • Quinta-feira, 22 de Junho de 2017, 14:42:00

O Centro de Alfabetização, Leitura e Escrita comunica, com muito pesar, o falecimento de Brian Street, professor emérito do King's College London, ocorrido em 22 de junho de 2017, em Brighton, Inglaterra.

Brian Street foi um dos pesquisadores mais importantes da geração que reconfigurou o campo de estudos sobre oralidade e escrita, durante a segunda metade da década de 1970. Sua obra teve importância decisiva para a divulgação e o desenvolvimento do conceito de letramento na pesquisa acadêmica brasileira. Para o Ceale, as contribuições de Brian Street foram e continuarão sendo fundamentais para os debates e as formulações teóricas nos estudos em educação e linguagem.

Parceiro deste Centro em diversas ocasiões, Brian participou de todas as edições do Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita e colaborou em publicações como o Glossário Ceale, a revista Língua Escrita e o Jornal Letra A. Foi também professor visitante do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG, onde ministrou vários cursos para alunos de mestrado e doutorado da instituição.