O livro-brinquedo na formação de pequenos leitores

Tese que será defendida na FaE aborda como o livro-brinquedo pode ser uma ferramenta para incentivar a leitura desde a creche e pré-escola

Acontece • Segunda-feira, 10 de Junho de 2013, 13:17:00

Imagem: http://www.maegeek.com/

Além de divertir, os livros-brinquedo também possuem estratégias lúdicas de atratividade à leitura autônoma ou mediada. Esse é o fio condutor da pesquisa de Ana Paula Mathias de Paiva, que defende sua tese no próximo dia 14, na sala 402 da Faculdade de Educação da UFMG, às 14h. Em 2010, Ana Paula publicou a obra “A Aventura do Livro Experimental” e atualmente pesquisa sobre os livros-brinquedo. Trabalha também junto ao Ceale como professora bolsista, ministrando o curso “Mediadores de Leitura: o letramento literário e o uso dos acervos das bibliotecas escolares”, em Santa Luzia.

A tese, que tem como título “Um livro pode ser tudo e nada: especificidades da linguagem do livro-brinquedo”, analisa livros nacionais e internacionais, incluindo exemplares produzidos pelas professoras do Núcleo de Alfabetização e Letramento de Lagoa Santa, cidade onde atuou como oficinista de produção de livros. Na pesquisa, Ana Paula dá destaque para o livro-brinquedo como bem cultural e manifestação literária, e não apenas como um ornamento. Para a pesquisadora, enxergá-lo simplesmente como brinquedo seria vazio.

Participarão da banca avaliadora a professora emérita Magda Soares, Luis Camargo (Unicamp/FTD), Ligia Cademartori (UnB), Zelia Versiani (UFMG) e Aparecida Paiva (UFMG/PNBE- orientadora).