Oportunidade para professores, escolas, secretarias e alunos concorrerem a prêmios

Dois pr√™mios voltados para o ensino p√ļblico est√£o com as inscri√ß√Ķes abertas. Confira!

Geral ‚ÄĘ Segunda-feira, 23 de Setembro de 2013, 13:37:00

Os professores da rede p√ļblica de educa√ß√£o brasileira j√° podem ser inscrever para o 7¬ļ Pr√™mio Professores do Brasil. O concurso pretende valorizar as experi√™ncias pedag√≥gicas bem sucedidas, criativas e inovadoras no ensino p√ļblico. Al√©m disso, tamb√©m visa valorizar o papel do professor e estimular sua participa√ß√£o na implementa√ß√£o do Plano de Desenvolvimento da Educa√ß√£o.

Os candidatos podem concorrer em uma das oito subcategorias, que s√£o divididas entre dois grupos. A primeira grande categoria √© ‚ÄúTemas Livres‚ÄĚ, que engloba: Educa√ß√£o Infantil, S√©ries/Anos Iniciais do Ensino Fundamental, S√©ries/Anos Finais do Ensino Fundamental, e Ensino M√©dio. A segunda categoria √© de ‚ÄúTemas Espec√≠ficos‚ÄĚ, que inclui: Educa√ß√£o Integral e Integrada, Ci√™ncias para os anos iniciais, Alfabetiza√ß√£o nos anos iniciais do Ensino Fundamental, e Educa√ß√£o Digital articulada ao desenvolvimento do curr√≠culo.

Para cada uma das subcategorias ser√£o selecionados at√© cinco premiados, um de cada regi√£o do Brasil. Cada uma dessas pessoas receber√° um pr√™mio de R$ 6.000,00, trof√©u e certificado. Em cada uma das oito subcategorias ser√° escolhido ainda um vencedor que receber√° um pr√™mio extra R$ 5.000,00. As inscri√ß√Ķes v√£o at√© o dia 30 de outubro e devem ser feitas parte pela internet e parte atrav√©s dos correios. As instru√ß√Ķes est√£o dispon√≠veis no site www.premioprofessoresdobrasil.mec.gov.br.

Outro concurso que tamb√©m est√° com inscri√ß√Ķes abertas √© o ‚ÄúIII Pr√™mio Experi√™ncias Educacionais Inclusivas ‚Äď A Escola Aprendendo com as Diferen√ßas‚ÄĚ. O concurso tem como objetivo valorizar experi√™ncias efetivamente inclusivas no ensino p√ļblico. S√£o tr√™s categorias, sendo que a primeira inclui relatos de escolas p√ļblicas, a segunda engloba relatos de secretarias de educa√ß√£o, tanto municipais quanto estaduais e do DF. Por √ļltimo, a terceira categoria √© destinada a experi√™ncias de alunos do Ensino M√©dio e anos finais do Ensino Fundamental da rede p√ļblica.

Em cada categoria ser√£o tr√™s vencedores e os pr√™mios variam de acordo com a coloca√ß√£o e categoria. Para saber mais sobre as premia√ß√Ķes, ter acesso ao edital e se inscrever, acesse www.peei.mec.gov.br. As inscri√ß√Ķes para o ‚ÄúIII Pr√™mio Experi√™ncias Educacionais Inclusivas‚ÄĚ v√£o at√© dia 12 de Outubro.