Palavras e imagens: linguagens na literatura infantil

Pesquisa • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:01:00

Pesquisa:  Palavras e imagens: linguagens na literatura infantil

Coordenadora: Célia Abicalil

Resumo:  Pesquisa do Projeto Integrado “Grupo de Pesquisa do Letramento Literário”, que agrega estudos sobre leitura literária, formação de leitores e de formadores de leitores. O projeto objetiva investigar como se constroem as relações entre textos visuais e verbais em livros de literatura infantil de produção britânica, em especial os picturebooks, ampliar referencial teórico e buscar materiais que possam embasar e orientar análises de livros infantis e seu uso por professores da educação infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Além disso, serão analisadas práticas com a leitura literária para a infância em ambientes escolarizados e não escolarizados. A metodologia se baseia em pesquisa bibliográfica sobre a temática, entrevistas com professores dos anos iniciais na Inglaterra e na participação nos seminários e nas atividades do Centro de Literatura Infantil, na University of Cambridge (UK).

Financiamento:  Não possui

Palavras-chave: Literatura infantil, Picturebooks