PIBID Anos Iniciais encerra ano com exibição de curta

Filme feito com participação dos estudantes foi exibido na FaE, com a presença da turma e equipe do Pibid

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 29 de Novembro de 2017, 14:04:00

Ontem, dia 28, foram encerradas as atividades deste ano do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) Anos Iniciais. Durante todo o ano, as monitoras do Programa acompanharam turmas dos anos anos iniciais do Instituto de Educação de Minas Gerais (IEMG), realizando sequências didáticas em parceira com a professora regente das turmas. Uma das atividades foi a produção de um curta-metragem, que foi exibido ontem na FaE, com a presença dos estudantes e da professora.

No in√≠cio do ano, foi feito um diagn√≥stico inicial, para a identifica√ß√£o das habilidades a serem desenvolvidas e, a partir dos dados obtidos, foram propostas atividades para realiza√ß√£o ao longo do ano, que foram desenvolvidas pelas monitoras ajudar os alunos desenvolver e superar tais dificuldades. Uma das atividades propostas, na turma do 3¬ļ ano, foi a adapta√ß√£o para roteiro cinematogr√°fico de um livro que eles tivessem lido em sala, que seria usado para a produ√ß√£o de um curta. Os alunos escolheram o livro Chapeuzinho Vermelho - Uma Aventura Borbulhante, de Lynn Roberts, uma vers√£o do conto cl√°ssico que inverte os g√™neros de protagonista e antagonista, com o Chapeuzinho Vermelho como menino enfrentando a Loba M√°. Toda a produ√ß√£o, desde √† adapta√ß√£o do roteiro, encena√ß√£o, figurino, som, cen√°rio, at√© as filmagens, foi feita com a participa√ß√£o dos alunos. O resultado final foi apresentado ontem no audit√≥rio Neidson Rodrigues da FaE. Os alunos estavam presentes, juntamente com a professora, as monitoras e a coordenadora do Pibid Anos Iniciais, Val√©ria Barbosa.

Antes da exibi√ß√£o, as crian√ßas falaram sobre o processo, ressaltando as etapas mais dif√≠ceis, como a escrita do roteiro e o que acharam da proposta no geral. Ap√≥s a exibi√ß√£o elas se mostraram muito felizes com o resultado, e se divertiram bastante com o curta, que foi exibido duas vezes. Ao serem questionadas, pela coordenadora Val√©ria Barbosa, sobre o que mudariam no produto final, a resposta em alto e bom som foi: ‚ÄúNada!!!‚ÄĚ.