Pnaic retoma as atividades

Foi dada a largada para o terceiro ano do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa na UFMG


     

Institucional • Segunda-feira, 10 de Agosto de 2015, 16:06:00

Em evento realizado no Centro de Atividades Didáticas (CAD 1) da UFMG, tiveram início hoje as atividades do terceiro ano do Pacto Nacional da Alfabetização na Idade Certa (Pnaic). Neste ano, o programa tem a perspectiva da integração e da interdisciplinaridade como principal foco. Em todo o Brasil, o programa é desenvolvido em mais de 5.400 municípios, formando mais de 300 mil alfabetizadores, a partir de parceria entre municípios, estados, Ministério da Educação e 39 universidades públicas. A formação realizada na UFMG, sob coordenação do Ceale, contempla mais de 100 municípios mineiros.

Em 2015, o Pacto foi planejado para ser realizado em um número reduzido de meses, em comparação com os dois anos anteriores. O adiamento se deve ao cenário de cortes no orçamento federal, mas, segundo a coordenadora-adjunta na UFMG, Eliane Gazire, "houve a garantia da manutenção do programa porque foi muito bem sucedido e porque os professores pediram e gostariam que houvesse continuidade". Eliane Gazire ressalta ainda que o trabalho manterá sua qualidade mesmo que realizado em um tempo menor, já que estão sendo realizados planejamentos adequados para garantir o aproveitamento integral das atividades. O modelo de formação se mantém o mesmo, assim como os valores das bolsas.  Uma das principais novidades é a entrada de algumas escolas do Estado no projeto.

Representantes das 39 universidades de todo o país que participam do Pnaic se reuniram em Brasília no mês de julho e acordaram em utilizar três cadernos neste ano de formação. A supervisora do Pnaic na UFMG Valéria Resende, pesquisadora do Ceale e professora da UFMG, explica que os cadernos foram selecionados tratarão, na ordem, dos seguintes temas: currículo e avaliação; a criança no ciclo da alfabetização, abordando a diversidade e a ludicidade; e por último, a integração entre os diferentes saberes na perspectiva interdisciplinar.

Valéria Resende frisa ainda que todos os cadernos contêm importantes relatos práticos dos assuntos discutidos, e que a interdisciplinaridade é eixo central na própria concepção dos cadernos. "Volta-se sempre para algum tema ou assunto de Matemática, da História ou da Geografia. Desde o inicio, mesmo o caderno que foca em currículo já tem relatos de experiências dos professores para todas essas áreas". Completando um total de 120 horas de formação e com a agenda já programada para todo o ano, os primeiros encontros do Pnaic serão realizado ao longo desta semana na UFMG, com novos encontros mensais até 11 de dezembro, quando o Pacto 2015 será concluído em um Seminário de encerramento, com diversos relatos de experiências realizadas em salas de aula.