Primeiro Ceale Debate de 2013

Pesquisadora explica por que é importante que professores leiam livros infantis para os alunos

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 22 de Mar√ßo de 2013, 16:49:00

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O primeiro Ceale Debate de 2013 aconteceu nessa ter√ßa-feira, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues da Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. A palestrante da noite foi a pesquisadora Sara Mour√£o Monteiro, que apresentou o tema Leitura de Livros Liter√°rios na Educa√ß√£o Infantil. Sara come√ßou a palestra relacionando a leitura para crian√ßas com a pr√°tica de letramento. Falou tamb√©m sobre os novos livros de literatura infantil e apresentou planejamentos de leitura na educa√ß√£o infantil com o acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola (PNBE). Ap√≥s a apresenta√ß√£o, a plateia p√īde debater o assunto com a pesquisadora e demais presentes.
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Sara falou sobre a import√Ęncia do letramento ‚Äď aprendizagem dos usos sociais da l√≠ngua escrita ‚Äď das crian√ßas a partir da leitura de livros infantis pelos professores. ‚ÄúO dom√≠nio da leitura e da escrita significa poder participar da pr√≥pria comunidade, que √© letrada. A crian√ßa quer participar, ela copia os adultos. Ao ver o professor lendo, a crian√ßa apreende o comportamento, o gesto de ler. Por isso, por mais que a crian√ßa n√£o esteja com o livro em m√£os, o reconto da hist√≥ria n√£o significa a aus√™ncia do livro para ela‚ÄĚ, afirma a pesquisadora.
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† Em um segundo momento, a palestrante mostrou livros que representam uma tend√™ncia na literatura infantil desde o final do s√©culo XX: a produ√ß√£o livre do moralismo, com tom questionador e experimental. Houve tamb√©m, desde essa √©poca, uma expans√£o da linguagem visual nas obras.‚ÄúAs ilustra√ß√Ķes n√£o s√£o pura representa√ß√£o do texto escrito. Elas dialogam com o texto, o completam, o reinventam. Por isso, os livros devem ser apresentados em sua integralidade √†s crian√ßas‚ÄĚ, explica Sara, que apresentou aos participantes do debate os t√≠tulos Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque e Frederico, de Leo Lionni, al√©m do livro de imagens O Drag√£o e o Cavaleiro ‚Äď do jeito que a Princesa contou, de autoria e ilustra√ß√£o de Maur√≠cio Veneza.
¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O fim da palestra foi apresentado com o aux√≠lio da professora de educa√ß√£o infantil Tatyane Andrade, integrante do grupo de professoras que trabalham com Sara Mour√£o desde 2011 lendo hist√≥rias para crian√ßas. Tatyane exp√īs planejamentos de leitura para crian√ßas baseados em dois livros recomendados pelo PNBE: Eu sou o mais forte, de M√°rio Ramos e Sai pra l√°!, de Ana Terra. A professora ressaltou que se deve incentivar as crian√ßas a produzirem hip√≥teses sobre o desfecho da hist√≥ria e promover um di√°logo entre elas, para que compartilhem opini√Ķes, conhecimentos e sentidos produzidos durante a leitura.

¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬†¬† O Ceale Debate √© um evento gratuito que ocorre mensalmente na FaE/UFMG. O objetivo √© unir pesquisadores, professores alfabetizadores e demais interessados para discutir temas referentes √† educa√ß√£o infantil. O pr√≥ximo Ceale Debate ocorrer√° no dia 16 de abril, quando a pesquisadora Carla Coscarelli ir√° falar sobre a Leitura em Tempos Digitais. As inscri√ß√Ķes podem ser feitas pelo e-mail cealedebate2013@gmail.com e a mensagem deve constar nome completo do interessado.