Professoras lançam livro sobre processo de alfabetização e letramento da EJA

E-book é novo lançamento do Ceale

Institucional • Quarta-feira, 08 de Setembro de 2021, 16:54:00

Fruto do trabalho de três professoras alfabetizadoras de jovens e adultos e uma professora universitária que atua na área da alfabetização e letramento, o livro “Alfabetização e letramento de jovens e adultos: carta aberta” é lançado hoje, 8 de setembro, no Dia Mundial da Alfabetização, com a intenção de colaborar com professoras e professoras que estão iniciando sua atuação na área da alfabetização e letramento de jovens e adultos.

O livro tem como objetivo contribuir para a compreensão política e pedagógica do processo de alfabetização e letramento, buscando subsidiar reflexões sobre seus diferentes aspectos: os sujeitos, o processo de ensino e aprendizagem inicial da leitura e da escrita e a organização do trabalho pedagógico. Escrito coletivamente como uma carta aberta, pretende um diálogo constante com leitoras e leitores que buscam ampliar seu conhecimento acerca da Educação de Jovens e Adultos.

“Optamos pelo gênero carta por reconhecer que esse permite compartilhar experiências e reflexões por meio do diálogo no sentido que Paulo Freire atribui a ele. Ou seja, uma conversa/reflexão que se estabelece (no caso da carta) entre escritoras e leitoras, admitindo que ambas conhecem aspectos da alfabetização de jovens e adultos, e que, juntas, procuram ampliar o seu conhecimento sobre o tema”, explicam as autoras.

Acesse a obra aqui.

As autoras

Francisca Izabel Pereira Maciel

Professora titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Fez Pedagogia, Mestrado, Doutorado e pós-doutoramento em Educação. Coordena o Grupo de Pesquisa Alfabetização no Brasil: O estado do conhecimento e o Projeto de Extensão de alfabetização PROEF-1 EJA /UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa em Alfabetização GPA/Ceale/FaE/UFMG.

Juliane Gomes de Oliveira

Professora alfabetizadora da Rede Municipal de Ensino de Belo Horizonte na EJA. Doutora e mestra em Educação e Linguagem pela UFMG. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UFMG. Integrante do Grupo de Pesquisa em Alfabetização GPA/Ceale/FaE/UFMG.

Marcia Helena Nunes Monteiro

Possui graduação em Pedagogia pela Fundação Mineira de Educação e Cultura, mestrado e doutorado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Possui experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Formação Docente e Educação de Jovens e Adultos.

Patrícia Guimarães Vargas

Possui graduação em Psicologia e Mestrado em Psicologia da Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais, Pós-graduação em Psicologia da Educação: ênfase em psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Tem experiência em alfabetização de crianças e de jovens e adultos.