Projeto ‚ÄúLeituras em Conex√£o‚ÄĚ tem encerramento na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG

Auditório Neidson Rodrigues recebeu articuladores de leitura para a palestra que concluiu o projeto

Acontece ‚ÄĘ Sexta-feira, 07 de Junho de 2019, 18:12:00

Na √ļltima quinta feira, 06, na Faculdade de Educa√ß√£o (FaE) da UFMG, foi realizada a √ļltima palestra do projeto ‚ÄúLeituras em Conex√£o: Forma√ß√£o de Articuladores de Leitura das Escolas Municipais de Belo Horizonte‚ÄĚ, coordenado pelo professor da FaE Carlos Novais. O projeto de incentivo √† leitura em escolas p√ļblicas da cidade √© uma parceria entre o Ceale e a Secretaria Municipal de Educa√ß√£o de Belo Horizonte (SMED).

A palestra, realizada pela professora da Faculdade de Letras da UFMG Delaine Cafiero, teve como proposta a discuss√£o sobre o tema ‚ÄúLer e ensinar a ler: uma proposta de sistematiza√ß√£o do ensino de leitura na Educa√ß√£o B√°sica". A professora destacou a exist√™ncia de diversos m√©todos de leitura e a import√Ęncia da observa√ß√£o das especificidades de cada modo. Delaine tamb√©m apresentou m√©todos sistematizados essenciais para o desenvolvimento de atividades a serem realizadas pelos articuladores de leitura em suas escolas. De acordo com Delaine, a leitura exige a reuni√£o de um conjunto de informa√ß√Ķes a serem contextualizadas pelo aluno e que o incentivo √†s pr√°ticas de leitura deve partir dessa compreens√£o do professor sobre os conhecimentos j√° desenvolvidos pelo aluno. ‚ÄúUma forma de fazer com o aluno leia √© puxar para algo que ele j√° sabe. Se eu trabalho um livro com o aluno, quando eu mostro a capa do livro, antes da leitura, eu j√° estou discutindo com ele todo um universo de representa√ß√Ķes e de experi√™ncias que ele j√° possui‚ÄĚ, declara Delaine.

Ao final, os articuladores de leitura apresentaram suas perspectivas sobre o projeto com relatos, d√ļvidas e apontamentos de suas trajet√≥rias ao longo do curso, relatando suas experi√™ncias em sala de aula e em suas escolas.