Proposta de Língua Portuguesa para a BNCC em debate na FaE

Organizações científicas e especialistas na elaboração da BNCC se reúnem para discutir proposta para o componente curricular nesta quarta


     

Acontece • Terça-feira, 08 de Março de 2016, 18:08:00

O que os estudantes da educação básica no Brasil têm direito de aprender em relação à primeira língua oficial do país? A proposta de Língua Portuguesa para a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que vem sendo elaborada por uma comissão de especialistas desde o ano passado, será debatida com organizações científicas e pesquisadores da área na próxima quarta (dia 9). O encontro ocorre na Faculdade de Educação da UFMG e contará com a presença de representantes do Ministério da Educação (MEC) e da comissão de especialistas que atua na elaboração da proposta.

Prevista na Constituição Federal e no atual Plano Nacional de Educação, a criação de uma referência nacional para escolas, municípios e estados elaborarem suas propostas curriculares teve início em 2015. Após a elaboração de uma versão preliminar por uma comissão de mais de 100 especialistas e assessores de todo o país, o documento passa agora por consulta pública, recebendo sugestões individuais e coletivas, que, no segundo caso, podem ser enviadas pelas redes de ensino e por organizações da sociedade civil.

O Ceale é responsável pela coordenação institucional do processo de elaboração da Base, além de participar, representado pelas pesquisadoras Isabel Frade e Maria Zélia Versiani, da elaboração da proposta do componente curricular de Língua Portuguesa, que integra a área de Linguagens. Outros membros do Ceale, que não integram o grupo de elaboração da BNCC, participarão da reunião, além de representantes do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (CEEL), da UFPE, e do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), de São Paulo. A reunião ocorre amanhã, na Faculdade de Educação da UFMG.