Psicologia histórico-cultural e etnografia Interacional


     

Pesquisa • Segunda-feira, 04 de Março de 2013, 11:11:00

Título: Psicologia Histórico-Cultural e Etnografia Interacional: a busca da coerência teórico-metodológica

Coordenadora: Maria de Fátima Cardoso Gomes

Resumo: O objetivo é aprofundar os estudos quanto aos conceitos de linguagem e cultura, discurso e perspectiva genética de análise das salas de aula. A metodologia utilizada é a análise semântica desses conceitos, com base nos estudos de Vigotski sobre Pensamento e fala  e de Agar sobre Language shock. Tanto Vigotski quanto Agar têm a intenção de ampliar a compreensão da linguagem/fala para além da gramática e dos dicionários e partem do princípio de que as relações entre fala, pensamento, língua e cultura são constitutivas de múltiplas identidades. Até o momento,
foram identificadas semelhanças e diferenças entre as duas perspectivas. Nas duas abordagens, a linguagem é vista como linguagem em uso, embora Vigotski dê ênfase às relações entre fala e pensamento e Agar às relações entre língua e cultura, que o fez criar o termo languaculture. A pesquisa foi iniciada em 2011 e o término está previsto para 2013.

Financiamento: CNPq/CAPES, FAPEMIG, PRPq/FUMP

Palavras-chave: Histórico-cultural, etnografia interacional, coerência teórico-metodológica