Seleção do livro 'Enquanto o sono não vem'

Em nota técnica, Ceale explicita critérios para seleção da obra para o Pnaic

Institucional ‚ÄĘ Sexta-feira, 02 de Junho de 2017, 16:49:00

Por meio dos programas de avalia√ß√£o, sele√ß√£o e distribui√ß√£o de livros did√°ticos e de literatura, h√° d√©cadas as escolas p√ļblicas brasileiras recebem obras para compor os acervos de suas bibliotecas e salas de aula. Como participante e muitas vezes coordenador em diversos desses programas, notadamente PNBE, PNLD e Pnaic, o Centro de Alfabetiza√ß√£o, Leitura e Escrita (Ceale) assume, nesses processos, crit√©rios que v√£o do valor est√©tico √† cidadania, passando pela habilidade de leitura, a qualidade editorial e a fun√ß√£o da escola de formar o leitor.

Instado a se pronunciar sobre a seleção do livro Enquanto o sono não vem para o conjunto de obras literárias do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (Pnaic), o Ceale explicita, em nota técnica, os critérios que qualificam a obra e justificam sua leitura na escola. Além disso, o Centro se posiciona contrariamente a práticas de censura ligadas a livros e à leitura, reafirmando "que a literatura não faz o mundo ser como ele é, mas a nossa compreensão do mundo não pode prescindir da liberdade que a obra literária se vale para ilustrar a dimensão da condição humana".

Leia na íntegra a nota.