Tem in√≠cio o 3¬ļ Semin√°rio Nacional da Base

Assessores e especialistas da BNCC se re√ļnem na FaE ap√≥s o encerramento da primeira fase da consulta p√ļblica


     

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015, 18:14:00

"√Č com √™xito que chegamos at√© aqui, com um crescimento do debate p√ļblico e com a amplia√ß√£o da contribui√ß√£o nessa primeira fase do nosso trabalho". Foi em tom de celebra√ß√£o que Manuel Pal√°cios, secret√°rio de Educa√ß√£o B√°sica do Minist√©rio da Educa√ß√£o (MEC), come√ßou o primeiro dia do III Semin√°rio Nacional da Base Nacional Comum Curricular.

Pal√°cios exaltou o √™xito dos esfor√ßos para a primeira etapa de contribui√ß√Ķes do processo de consulta p√ļblica, que contou com mais de 8 milh√Ķes de contribui√ß√Ķes nos objetivos de aprendizagem e 120 mil professores inscritos. O secret√°rio destacou que come√ßa hoje a produ√ß√£o do primeiro relat√≥rio de an√°lise dos resultados dessas contribui√ß√Ķes. Esse trabalho ser√° feito por uma equipe da Universidade de Bras√≠lia (UnB) e previs√£o de divulga√ß√£o ainda para janeiro.

O segundo momento do encontro foi pautado por quest√Ķes que envolvem as propostas da Base para a Educa√ß√£o Infantil e para o Ensino M√©dio. Durante esse momento, foi apontada a necessidade de revisar e deixar mais claros os objetivos e ¬†as justificativas que guiaram a constru√ß√£o da proposta. No final de sua fala, Pal√°cios destacou a import√Ęncia do comprometimento de todos as esferas envolvidas na educa√ß√£o do pa√≠s nesse processo de di√°logo. ''O futuro √© uma constru√ß√£o coletiva'', disse Pal√°cios, ao ressaltar a import√Ęncia da reuni√£o de sexta, que contar√° com a presen√ßa do Ministro da Educa√ß√£o, Aloizio Mercadante, al√©m de representantes da Uni√£o dos Dirigentes Municipais de Educa√ß√£o (Undime) e do Conselho Nacional de Secret√°rios de Educa√ß√£o (Consed).

O III Seminário Nacional da Base Nacional Comum Curricular ocorre de 16 a 18 de dezembro de 2015 na Faculdade de Educação da UFMG. O evento é voltado exclusivamente para a equipe de assessores e especialistas envolvidos na elaboração da Base. 

Nesta quinta (17), à noite, como programação paralela ao Seminário, será realizado o debate "Mobilização e desafios no processo de elaboração da BNCC", promovido pelos professores da UFMG envolvidos na ação. O evento ocorre das 19h às 21h, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG