Tem início o 3º Seminário Nacional da Base

Assessores e especialistas da BNCC se reúnem na FaE após o encerramento da primeira fase da consulta pública


     

Acontece • Quarta-feira, 16 de Dezembro de 2015, 18:14:00

"É com êxito que chegamos até aqui, com um crescimento do debate público e com a ampliação da contribuição nessa primeira fase do nosso trabalho". Foi em tom de celebração que Manuel Palácios, secretário de Educação Básica do Ministério da Educação (MEC), começou o primeiro dia do III Seminário Nacional da Base Nacional Comum Curricular.

Palácios exaltou o êxito dos esforços para a primeira etapa de contribuições do processo de consulta pública, que contou com mais de 8 milhões de contribuições nos objetivos de aprendizagem e 120 mil professores inscritos. O secretário destacou que começa hoje a produção do primeiro relatório de análise dos resultados dessas contribuições. Esse trabalho será feito por uma equipe da Universidade de Brasília (UnB) e previsão de divulgação ainda para janeiro.

O segundo momento do encontro foi pautado por questões que envolvem as propostas da Base para a Educação Infantil e para o Ensino Médio. Durante esse momento, foi apontada a necessidade de revisar e deixar mais claros os objetivos e  as justificativas que guiaram a construção da proposta. No final de sua fala, Palácios destacou a importância do comprometimento de todos as esferas envolvidas na educação do país nesse processo de diálogo. ''O futuro é uma construção coletiva'', disse Palácios, ao ressaltar a importância da reunião de sexta, que contará com a presença do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, além de representantes da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed).

O III Seminário Nacional da Base Nacional Comum Curricular ocorre de 16 a 18 de dezembro de 2015 na Faculdade de Educação da UFMG. O evento é voltado exclusivamente para a equipe de assessores e especialistas envolvidos na elaboração da Base. 

Nesta quinta (17), à noite, como programação paralela ao Seminário, será realizado o debate "Mobilização e desafios no processo de elaboração da BNCC", promovido pelos professores da UFMG envolvidos na ação. O evento ocorre das 19h às 21h, no Auditório Neidson Rodrigues da Faculdade de Educação (FaE) da UFMG