Termina hoje o II Encontro de Formação Pnaic

Palestras trataram do paradoxo entre palavra falada e palavra escrita. Acesse os power points


     

Acontece ‚ÄĘ Quarta-feira, 27 de Fevereiro de 2013, 16:40:00

 

Na √ļltima segunda-feira, dia 25, foi dado in√≠cio ao II Encontro de Forma√ß√£o Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetiza√ß√£o na Idade Certa), organizado pelo Ceale e sediado na Faculdade de Educa√ß√£o da UFMG. O evento √© uma forma√ß√£o continuada para professores com o objetivo de prepar√°-los para alfabetizar em l√≠ngua portuguesa todas as crian√ßas da rede p√ļblica at√© os oito anos de idade.

A primeira palestra do dia foi ministrada pelo pesquisador do Ceale, Gilcinei Carvalho, no Audit√≥rio Neidson Rodrigues. Em O Sistema de Escrita da l√≠ngua portuguesa, o especialista falou sobre o paradoxo entre a natureza fonogr√°fica da l√≠ngua escrita e as regras ortogr√°ficas que, muitas vezes, contradizem essa natureza. ‚ÄúPara um aprendiz da escrita ser bem sucedido, ele necessita fazer dois movimentos: primeiro, compreender que a escrita representa a fala, e, depois, entender que nem sempre a grafia das palavras ir√° corresponder ao seu som‚ÄĚ, como no caso da palavra ‚Äúcasa‚ÄĚ, em que a pron√ļncia da letra ‚Äús‚ÄĚ corresponde √† da letra ‚Äúz‚ÄĚ.

Gilcinei Carvalho discutiu tamb√©m um problema muito comum nas salas de alfabetiza√ß√£o: diante do medo de confundir os alunos, muitos professores optam por n√£o lhes apresentar palavras que contradizem o princ√≠pio som-escrita. De acordo com o palestrante, essa pr√°tica deve ser evitada: todo professor deve enfrentar esse desafio e usar metodologias que apreciem os dois lados do sistema de escrita ‚Äď fon√©tico e ortogr√°fico. A tamb√©m pesquisadora do Ceale, Sara Mour√£o, que estava presente no audit√≥rio, sugeriu que os professores escolhessem cuidadosamente as palavras a serem trabalhadas nas atividades em sala de aula. Segundo ela, ‚Äúa atividade deve estar sempre articulada ao objetivo espec√≠fico de determinada aula, seja ele a an√°lise do som ou a an√°lise ortogr√°fica‚ÄĚ.

O II Encontro de Formação Pnaic termina hoje.

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Acesse o power point da palestra ‚ÄúOrtografia: compreender¬† as dificuldades dos alunos para planejar e realizar interven√ß√Ķes adequadas‚ÄĚ, proferida por Neiva Costa Toneli e Idalena Oliveira Chaves .