Vem aí: XIV Jogo do Livro

Evento do GPELL ocorre em novembro, com atividades assíncronas, oficinas e minicursos do dia 1º ao dia 19, e lives nos dias 24, 25 e 26

Acontece • Terça-feira, 22 de Junho de 2021, 16:01:00

O Jogo do Livro, tradicional evento do Grupo de Pesquisa do Letramento Literário (GPELL), que integra as ações do Ceale, já tem data marcada e temática definida para sua próxima edição. Devido à pandemia da covid-19, neste ano o evento terá apenas atividades online, no mês de novembro. Nas três primeiras semanas do mês haverá atividades, em sua maioria, assíncronas e nos dias 24, 25 e 26 serão transmitidas lives. O XIV Jogo do Livro terá como tema geral “Literaturas, materialidades, acessos”.

As atividades dos dias 1º a 19 terão compartilhamento de trabalhos, nos formatos de áudio, vídeo ou resenha; lançamento de livros; entrevistas; atividades artísticas; e oficinas e minicursos. Apenas as oficinas e os minicursos terão interação síncrona. Nos dias 24, 25 e 26 ocorrerão lives, similares às mesas-redondas, transmitidas via Youtube.

Todas as atividades do XIV Jogo do Livro serão divididas dentro de três “trilhas”, que são linhas temáticas que organizarão o evento: "Enunciações periféricas", "Poéticas de campos & cidades: a diversidade n(d)as trilhas" e "A barriguda e o baobá: o mundo narrado ao pé da árvore".

As inscrições serão abertas no dia 1º de agosto. Em breve, serão divulgadas mais informações. Fique ligado/a!

Sobre o evento e o GPELL

O Jogo do Livro é um encontro bianual de trabalho e de intercâmbio de experiências, promovido pelo GPELL, em que a literatura, a leitura literária, a formação de leitores e de formadores de leitores, em especial os professores e demais profissionais que atuam na educação básica, são escolhidas como origem e fim das interrogações do Grupo.

Ao longo dos vinte anos de sua existência, o GPELL consolidou-se como um espaço de discussão e divulgação de pesquisas sobre o letramento literário entre professores da educação básica, professores e alunos da graduação e pós-graduação dos cursos de ciências sociais, educação, letras, licenciaturas do campo e indígena, ciência da informação e outras áreas que apresentam interesse em discutir a temática. O GPELL também tem se dedicado desde a sua fundação, a partir do eixo ensino-pesquisa-extensão, a atividades voltadas para a formação de leitores literários. Interessam ao Grupo as práticas sociais de leitura e escrita presentes em instâncias sociais de circulação de livros, com as quais os sujeitos interagem em situações de comunicação.