Base de dados


Página 1 de 40, Mostrando do registro 1 ao 50, do total de 1994:

Exibição do Tipo de relatório
Gerar Relatório
STANISLAVSKI, Cleila de Fátima Siqueira. A coleção de leitura escolar: Série Thales de Andrade (1928-1964) Reflexões sobre a leitura escolar no Brasil. . 2011. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2011.

SILVA, Leda Marina Santos da. Alfabetização e Letramento: fios que tecem a leitura e a escrita no cotidiano da Escola Beta. 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2004.

ROCHA, Betania Tenório Soares da. Aquisição da linguagem escrita e uso de computadores na educação infantil. 2005. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Ceará, Ceará, 2005.

NONO, Maévi Anabel. Casos de ensino e professoras iniciantes. 2005. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2005.

OLIVEIRA, Cristiano José de. Formação continuada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC: Percepção dos professores participantes. 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade do Vale do Sapucaí, Minas Gerais, 2017.

ARAúJO, Monica Daisy Vieira. Formas e condições de apropriação da cultura escrita digital por crianças de camadas médias. 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2007.

ROCHA, Juliano Guerra. História da alfabetização de crianças em Goiás, 1835-1886. 2019. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2019.

STABENOW, Feb. Narrativas de professoras alfabetizadoras: o lugar do lúdico na alfabetização.. 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Amazonas, Amazonas, 2011.

NASCIMENTO, Luiz Augusto do. O design do livro didático de alfabetização: tipografia e legibilidade. 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - PG em Educação: Conhecimento e Inclusão Social ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2011.

ARAUJO, Vanuzia dos Santos. Práticas de alfabetização na Escola Santa Terezinha (Guiratinga/MT 1971-1998). 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Pós-graduação em Psicologia da Educação ) - Universidade Federal de Mato Grosso, Mato Grosso, 2009.

SILVA, Rosita Mattos da. "As histórias da gente que cabem num livro " - Experiências de Leitura nas aulas de literatura do primeiro ano do Ensino Fundamental.. 2011. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011.

FRANçA, Ana Clarissa Gomes de. "Eu 'se' esforço, mas não consigo": sentidos do processo de alfabetização para crianças não alfabetizadas. 2022. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rio Grande do Norte, 2022.

ARAúJO, Maria Noemi de. "Mas eu escrevi do meu jeito": histórias de construções de leituras e de escritas. 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Educação ) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1990.

DEMéTRIO, Ana Cicilia. "O Que Ensinar?" " Como Ensinar?": Reflexões Sobre a Seleção e Organização de Conteúdos no Processo de Alfabetização. 2007. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Pós-graduação em Psicologia da Educação ) - Universidade do Vale do Itajaí, Santa Catarina, 2007.

SILVA, Sirneto Vicente da. "Para além do saber": a formação dos professores do PNAIC e seu impacto na aprendizagem dos educandos do ciclo de alfabetização do município de Russas-Ceará. 2018. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação e Ensino ) - Universidade Estadual do Ceará, Ceará, 2018.

GONçALVES, Marlene F. Carvalho. "Se a professora me visse voando ia me por de castigo". A representação da escola feita pela criança de baixa renda em sua primeira experiência discente. 1990. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - PG em Distúrbios da Comunicação ) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1990.

EMILIAO, Soymara Vieira. (Des) formação continuada de professores no/do PNAIC: a potência do encontro subvertendo a lógica de homogeneização. 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2016.

VILELA, Ana Lúcia Nunes da Cunha. (Re) Construindo o trabalho do professor alfabetizador: uma proposta de intervenção. 2006. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2006.

BARLETTA, Bárbara Pereira Leme. (Re)ensinando a alfabetizar: um estudo sobre os livros de orientação pedagógica do PNAIC (2012). 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016.

SANTOS, Maria Adelia Cruz. (Re)tratando o cotidiano do processo de alfabetização na primeira série da escolapublica municipal : mecanismos de produção e superação do fracasso escolar.. 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Sergipe, Sergipe, 1996.

SANTAIANA, Rochele da Silva. + 1 ano é fundamental : práticas de governamento dos sujeitos infantis nos discursos do ensino fundamental de nove anos. 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Rio Grande do Sul, 2008.

RODRIGUES, Cláudia Elaine Olivetti. A Arte de Brincar e Construir a Leitura e a Escrita. 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

BAPTISTA, Mônica Correia. A (de) formação da professora alfabetizadora. 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1996.

BOSSI, Ana Maria da Silveira. A (in) evitável didatização do livro infantil através do livro didático. 2000. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2000.

FILIPPI, Adriana. A (re) construção de uma prática alfabetizadora frente aos desafios de pesquisar as relações de ensino e aprendizagem em sala de aula. 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade de Passo Fundo, Rio Grande do Sul, 2009.

DE, CARVALHO, Tânia Câmara de Araújo. A (re)construção de saberes no coletivo: resgate de um processo de assessoria pedagógica.. 1999. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1999.

BRASIL, Adriana Cardoso da Silva. A (res)significação da leitura: uma proposta de ensino com as estratégias de leitura no 1º ano do ciclo de alfabetização. 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - PG em Formação de Professores da Educação Básica ) - Universidade Estadual de Santa Cruz, Bahia, 2016.

PAPIM, Angelo Antonio Puzipe. A ação pedagógica na perspectiva vygotskyana: compreensão da linguagem no ato de ensinar e aprender. 2019. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2019.

BUSTAMANTE, SMOLKA, Ana Luíza. A alfabetização como processo discursivo.. 1987. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual de Campinas, 1987.

TODERO, Marissandra. A alfabetização das crianças das classes populares na escola pública: uma proposta de formação continuada de professores(as). 2017. Mestrado Profissional ( Mestrado Profissional - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal da Fronteira Sul, Santa Catarina, 2017.

MORE, Sonia Maria Coelho. A alfabetização de crianças muito diferenciadas. 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 1996.

MARQUES, FREIRE, Francisca. A alfabetização e a escolarização: um processo descontínuo. 1982. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 1982.

FERREIRA, Zeni de Oliveira Muniz. A alfabetização e os desafios para o professor recém-formado. 2017. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Metodista de São Paulo, São Paulo, 2017.

OLIVEIRA, Cristiane Fontes de. A alfabetização é nossa! Contribuições da educação dialógica à alfabetização e ao letramento do campo: um estudo bibliográfico. 2021. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de São Carlos, São Paulo, 2021.

LAMY, Gersolina Antônia de Avelar. A alfabetização montessoriana face a teoria construtivista-interacionista de alfabetização. 1991. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Psicologia ) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.

DE, OLIVEIRA, Denize Pereira Torres. A alfabetização na escola pública estadual do Rio de Janeiro. 1987. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1987.

MELLO, Márcia Cristina de Oliveira. A alfabetização na imprensa períodica educacional paulista (1927-1943). 2007. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho, São Paulo, 2007.

PAULA, Bruna Zorzan de. A alfabetização na proposta curricular da Secretaria de Educação de Foz do Iguaçu e suas semelhanças com a Pedagogia de La Salle. 2020. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Ensino ) - Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Paraná, 2020.

MATTOS, PIMENTEL, Maria Auxiliadora. A alfabetização: um estudo preliminar ligado à prontidão e à conceituação. 1984. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Psicologia Escolar ) - Universidade Gama Filho, 1984.

PELES, Patricia Regina Henrique. A alfabetizadora bem-sucedida: meta análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990. 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004.

PELES, Patrícia Regina Henrique. A alfabetizadora bem-sucedida: meta-análise de pesquisas sobre práticas de alfabetização no Brasil, entre os anos de 1980 e 1990. 2004. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004.

SABCHUK, Ana Paula. A aprendizagem da leitura e da escrita por alunos da zona rural seguindo os parâmetros do Pacto Nacional pela Alfbetização na Idade Certa (PNAIC). 2016. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - PG em Educação: Teoria e Prática de Ensino ) - Universidade Federal do Paraná, Paraná, 2016.

MONTEIRO, Carolina Reis. A aprendizagem da ortografia e o uso de estratégias metacognitivas. 2008. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Pós-graduação em Psicologia da Educação ) - Universidade Federal de Pelotas, Rio Grande do Sul, 2008.

SILVA, Thalita Folmann da. A aprendizagem e a prática pedagógica no 1º ano do ensino fundamental. 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Pontífica Universidade Católica do Paraná, Paraná, 2010.

GONTIJO, Claúdia Maria Mendes. A apropriação da linguagem escrita. 1996. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 1996.

RODRIGUES, Ednalva Gutierrez. A apropriação da linguagem escrita pelas crianças surdas. 2009. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal do Espírito Santo, Espírito Santo, 2009.

SANTOS, Sebastiana Geny dos. A apropriação da língua escrita na escola: o gênero lenda como ação didático-pedagógica no processo de alfabetização. 2010. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Linguística ) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Santa Catarina, 2010.

REZENDE, Andrea Jardim Portella. A APROPRIAÇÃO DA TEORIA DE VIGOTSKI NO TRABALHO PEDAGÓGICO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE GOIÂNIA. 2018. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Pontifícia Universidade Católica de Goiás, Goiás, 2018.

ROCHA, Gladys Agmar Sá. A apropriação das habilidades textuais pela criança: fragmentos de um percurso. 1998. Dissertação de Mestrado Acadêmico ( Mestrado Acadêmico - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1998.

ZORZI, Jaime Luiz. A apropriação do sistema ortográfico nas 4 primeiras séries do primeiro grau.. 1997. Tese de Doutorado ( Doutorado - Programa de Pós-Graduação em Educação ) - Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, 1997.