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An√°lise da pr√°xis docente de professores da 1¬™ s√©rie de 1¬ļ grau, dirigida a crian√ßas de camadas populares da regi√£o de Vit√≥ria-ES: um estudo de caso.

A autora teve como objetivo analisar a competência profissional (técnica e política) do professor de camadas populares da 1ª série do 1º grau e a sua influência sobre o rendimento dos alunos. Os sujeitos foram 4 professoras de 1ª série de duas escolas da região periférica de Vitória/ES e suas turmas, num total de 112 alunos. Os procedimentos utilizados foram: Observação de aulas, questionário-entrevistas com as professoras e testes de avaliação das habilidades de leitura e de escrita dos alunos, aplicados ao final do ano letivo. a partir de dados obtidos através da observação de aulas nas quatro turmas, a autora descreve e analisa as práticas pedagógicas das professoras, definindo sua "competência profissional a nível prático"; a "competência profissional a nível teórico" foi detectada através da descrição e análise dos discursos das professoras em resposta aos questionários-entrevistas. Os resultados indicaram deficiência na competência profissional (técnica e política) das quatro professoras, mas evidenciaram uma diferenciação entre elas, que repercute no rendimento dos alunos: quanto mais próxima a professora da competência profissional, tal como definida pelo estudo, melhor o rendimento do aluno.

Ano Publicação: 1986
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Estudo de Caso
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

MEDEIROS, Márcia Benevenuto de. Análise da práxis docente de professores da 1ª série de 1º grau, dirigida a crianças de camadas populares da região de Vitória-ES: um estudo de caso. Vitória: PG em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, 1986. 269p. (Dissertação de Mestrado).