Abec

Abec


     

Efeitos da pré-escola sobre rendimento em alfabetização ao final da classe de alfabetização.

O objetivo da pesquisa foi verificar em que medida as crianças que cursam pré-escola apresentam diferenças em comportamentos cognitivos, afetivos e psicomotores e em nível de rendimento em alfabetização ao final da classe de Alfabetização, em relação a crianças que não a cursam. A amostra foi de 156 alunos de classe de Alfabetização de 3 escolas do Rio de Janeiro, que atendiam a alunos com características sócio-econômicas diferentes. Os instrumentos utilizados foram: Ficha de registro de Observações para avaliar o comportamento de entrada na classe de Alfabetização, nas áreas afetiva, cognitiva e psicomotora, e um Teste de Rendimento em Alfabetização com o objetivo de avaliar a leitura silenciosa e a escrita. Os resultados evidenciaram grandes diferenças entre os alunos que freqüentaram e os que não freqüentaram a pré-escola. Constatou-se, que quanto mais baixa a classe social da criança, maior a influência positiva do Jardim de infância.

Nome do Autor: OTRANTO, Célia Regina
Nome do Orientador: Léa Pinheiro Paixão
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

OTRANTO, Célia Regina. Efeitos da pré-escola sobre rendimento em alfabetização ao final da classe de alfabetização. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculdade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1986. 169p. (Dissertação de Mestrado).