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Um estudo da pré-escola através de seus egressos e sua relação com o índice de e

Com o intuito de estudar a pré-escola em relação à questão do fracasso escolar na 1ª série, traduzido em altos índices de reprovação e evasão, a autora comparou os resultados, na 1ª série, de 138 alunos, de uma amostra de escolas (10) da rede estadual na cidade de Salvador, constituída aleatoriamente; os alunos foram divididos em dois grupos: um grupo (experimental) que havia cursado a pré-escola pública estadual, e um grupo (controle) que não havia freqüentado. A metodologia combinou procedimentos quantitativos e qualitativos: foi aplicado teste de prontidão para a escrita e a leitura, no início da 1ª série, e analisados os relatórios escolares do fim do ano letivo, contendo dados referentes à evasão, promoção ou retenção dos alunos; foram entrevistados os diretores, supervisores e professores da 1ª série e da pré-escola das escolas que constituíram a amostra, e foram também entrevistados os pais dos alunos. Os dados quantitativos revelaram haver apenas uma pequena influência da pré-escola em relação à aprovação, e nenhuma influência em relação à evasão. O estudo qualitativo evidenciou a pouca qualidade da pré-escola pública e da 1ª série da rede pública estadual, e a seletividade existente no acesso à pré-escola, concluindo a autora que a expansão da pré-escola pública antecipou a discriminação escolar ao invés de democratizar o acesso à escola.

Nome do Autor: VERHINE, Maria Amélia Alves
Nome do Orientador: Dalva Maria Martins Macedo
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

VERHINE, Maria Amélia Alves. Um estudo da pré-escola pública através de seus egressos e sua relação com o índice de evasão na 1ª série do 1º grau. Salvador: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 1986. 205p. (Dissertação de Mestrado).