Abec

Abec


     

Alunos do ciclo Básico com dificuldade de aprendizagem: um programa de treinamento para estagiários da habilitação específica do 2º grau para o magistério.

Considerando a possibilidade de estudantes de 2o grau, da habilitação para o Magistério, atuarem, em seus estágios curriculares, como auxiliares de professores do ciclo básico da rede pública de São Paulo, atendendo a alunos considerados com dificuldade de aprendizagem da leitura e da escrita, e tendo verificado que esses estudantes não recebiam, nas disciplinas do curso, formação adequada para essa atuação, o autor tem como objetivo a testagem de um programa de treinamento desses estudantes para habilitá-los a essa tarefa. O programa foi organizado sob a forma de módulos instrucionais para estudo individualizado, no quadro de uma concepção sistêmica do ensino, e constou de quatro etapas: curso sobre a abordagem sistêmica da instrução; planejamento, implementação e avaliação do ensino de um conteúdo para 1 aluno do ciclo básico considerado com dificuldade de aprendizagem pelo seu professor; planejamento, implementação e avaliação do ensino de um mesmo conteúdo para 2 alunos do ciclo básico considerados com dificuldade de aprendizagem pelo seu professor; atuação dos estudantes treinados como auxiliares de professor do ciclo básico, em situação natural, atendendo a alunos considerados com dificuldade de aprendizagem (etapa não realizada). Foram selecionados como sujeitos para o treinamento 3 estudantes do sexo feminino, da 3a série do 2o grau, habilitação para o Magistério. A última etapa não foi realizada, mas foram obtidos, seis meses após o término do treinamento, relatos de sujeitos treinados, já então atuando em classes do ciclo básico. O autor conclui que os resultados obtidos possibilitaram obter algumas evidências de que o programa de treinamento alterou os comportamentos dos sujeitos treinados, e enfatiza a importância não só da formação dos professores que irão atuar nas séries iniciais no 1o grau, mas também dos professores que os formam, no 2o grau, habilitação para o Magistério.

Nome do Autor: PENAZZO, Arnaldo Antônio
Nome do Orientador: Abigail Alvarenga Mahoney
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1987
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência: ANTÔNIO, PENAZZO, Arnaldo. Alunos do ciclo Básico com dificuldade de aprendizagem: um programa de treinamento para estagiários da habilitação específica do 2º grau para o magistério.. 1987. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade de São Paulo, , 1987.