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Maturidade infantil para a aprendizagem da leitura e da escrita: uma investigação bio-psico-social.

O objetivo da pesquisa foi o de determinar os fatores bio-psico-sociais responsáveis pela maturidade infantil para a aprendizagem da leitura e da escrita, a partir da hipótese de que há relação entre o nível de maturidade para a alfabetização e fatores. Foram comparados três grupos de crianças constituídos segundo o grau de maturidade para a alfabetização superior, média, inferior. Os instrumentos utilizados foram: teste ABC de Lourenço Filho, teste de inteligência não verbal de Pierre Weil, exame biométrico, e ainda: aplicação de questionário às mães; informações do serviço de educação sanitária escolar; consultas aos professores e à secretaria das escolas envolvidas. Foram estudadas 265 crianças, idade 7 anos, 1ª série do 1º grau de escolas urbanas, (particulares e oficiais) de Tatuí, São Paulo; o nível de maturidade para a aprendizagem da leitura e da escrita é determinado por um conjunto de fatores: condições de saúde, nível cultural e nível econômico. Crianças pertencentes às camadas pobres são as que menos apresentam condições de maturidade e, com freqüência, são levadas à observação escolar. A solução não é apenas de ordem pedagógica, mas sobretudo de ordem político-social.

Nome do Autor: SINISGALLI, Francisco José
Nome do Orientador: Raymond Paul Shipard
Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba
Estado:
Ano Publicação: 1980
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Interdisciplinaridade
Assunto:Prontidão
Referência:

SINISGALLI, Francisco José. Maturidade infantil para a aprendizagem da leitura e da escrita: uma investigação bio-psico-social. Piracicaba: PG em Educação, Universidade Metodista de Piracicaba, 1980. 199p. (Dissertação de Mestrado).