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Desenho e escrita como sistemas de representação: estudo comparativo em crianças de 1ª série do 1º grau.

A pesquisa objetivou analisar, em crianças em fase de alfabetização, o desenvolvimento e a construção dos sistemas de desenho e de escrita e as interações entre esses dois sistemas, buscando-se resposta para as seguintes questões: em que medida os progressos na escrita relacionam-se com os progressos no desenho; em que medida coincidem, nos mesmos sujeitos, níveis equivalentes para os dois diferentes processos. Os sujeitos foram 97 crianças novatas na 1ª série do 1º grau em diferentes escolas públicas da periferia de Porto Alegre, e de nível sócio-econômico baixo. Objetivando estabelecer contraste, foram escolhidos dois grupos de crianças, que tinham contextos diferenciados quanto à proporção de atividades de desenho e escrita: 57 crianças constituíram o Grupo A, em que desenho e escrita eram trabalhados igualmente e de forma continuada ao longo do ano, e 40 crianças constituíram o Grupo B, em que a escrita era privilegiada, sendo as atividades de desenho esporádicas ou ausentes. Os sujeitos foram avaliados, em relação aos dois sistemas, em três momentos - no início do 1º bimestre, entre o 2º e o 3º bimestres e no final do 4º bimestre - por meio de dois instrumentos aplicados em sessões individuais : um instrumento elaborado por Emília Ferreiro para analisar o nível de conceptualização da criança em relação ao sistema de escrita, e um segundo instrumento, baseado nos estudos de Luquet, para avaliar a criança em relação ao desenho. Os resultados foram analisados de forma qualitativa e quantitativa. Para a análise qualitativa, foram feitos três estudos de caso semi-longitudinais; para a análise quantitativa, estudou-se a freqüência das interações desenho-escrita nos processos do total de crianças, através de tratamento estatístico. A autora concluiu que há uma estreita relação entre a evolução do desenho e a da escrita, com interações entre as construções dos dois sistemas; essa interação correspondeu a uma correlação positiva, no Grupo A, e a uma precedência do desenho sobre a escrita, no Grupo B. Com base nos resultados, a autora indica a conveniência de uma proposta que possibilite aos alunos o desenvolvimento simultâneo de desenho e escrita.

Nome do Autor: PILLAR, Analice Dutra
Nome do Orientador: Anna Mae Tavares Bastos Barbosa
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Artes
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Educação Artística: Artes Plásticas
Assunto:Conceituação de Língua Escrita
Referência:

PILLAR, Analice Dutra. Desenho e escrita como sistemas de representação: estudo comparativo em crianças de 1ª série do 1º grau. São Paulo: PG em Artes, Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, 1989. 355p. (Dissertação de Mestrado).