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Condições de alfabetização na 1ª série e desenvolvimento cognitivo dos escolares um estudo de caso na periferia de Uberlândia.

Através da descrição de práticas utilizadas na alfabetização de duas classes de 1ª série de escola periférica de Uberlândia, a autora buscou compreender de que forma essas práticas podem favorecer ou não o desenvolvimento cognitivo, afetivo, social e de cidadania dos alunos. Durante 3 meses e meio a autora realizou, no ano de 1984, observação participante em duas classes de 1ª série, identificando o trabalho nas salas de aula, nas atividades de leitura, de escrita e de gramática e ortografia. Os dados recolhidos, analisados à luz de teorias psicológicas construtivistas-interacionistas de desenvolvimento, indicaram que as concepções das professoras a respeito dos alunos, da aprendizagem, do ensino, da linguagem e dos objetivos da alfabetização refletiam um pensamento pedagógico tradicional expresso em procedimentos que conduziam à mecanização e à estereotipia tanto do ensino quanto das relações interpessoais em sala de aula. Ficou evidente, também, que o alto índice de aprovação obtido e o intenso trabalho realizado em ambas as turmas não contribuíam tanto quanto poderiam contribuir para o desenvolvimento do educando. A autora conclui que, para reverter esse quadro, é de fundamental importância uma "revolução conceitual", acrescentando que a ação de psicólogos educacionais e de pedagogos junto a professores é necessária, para auxiliá-los no processo de mudança qualitativa de seu trabalho didático.

Nome do Autor: RIBEIRO, Eleonora Estela Toffoli
Nome do Orientador: Bernardete Angelina Gatti
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Pós-graduação em Psicologia da Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

RIBEIRO, Eleonora Estela Toffoli. Condições de alfabetização na 1ª série e desenvolvimento cognitivo dos escolares: um estudo de caso na periferia de Uberlândia. São Paulo: PG em Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1988. 322p. (Dissertação de Mestrado).