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Relação entre as estratégias de leitura e escrita de palavras no período de aquisição da língua portuguesa.

O estudo objetivou investigar se há independência ou relação entre o processo de leitura e o processo de escrita, no período inicial de alfabetização em língua portuguesa. Foram sujeitos 91 alunos de duas escolas, uma pública e uma particular; na escola pública, os alunos pertenciam ao pré-escolar e à 1ª série, e na escola particular, à turma de alfabetização e ao Jardim II essa escolha buscou incluir sujeitos de diferentes níveis instrucionais e envolvidos em diferentes propostas curriculares: na escola pública, aplicava-se o "Projeto Crescer" no pré-escolar e na escola particular utilizava-se o método Montessori. As crianças foram submetidas a três tarefas: Tarefa 1 - leitura de listas de palavras escritas em cartelas, em letra cursiva, para determinar as estratégias utilizadas na leitura independentemente da atividade de escrita; Tarefa 2 - escrita de palavras ditadas e leitura, no final do ditado, de todas elas, visando determinar as estratégias utilizadas na escrita, a relação entre as estratégias de leitura e escrita quando realizadas independentemente uma da outra, e a relação entre esses dois processos na leitura de palavras escritas pela própria criança; Tarefa 3 - escrita de palavras ditadas e leitura imediata de cada uma delas, visando determinar a relação entre as estratégias de leitura e escrita quando utilizadas na mesma tarefa e a influência do procedimento sobre as estratégias utilizadas. Foram escolhidas para as tarefas palavras que as escolas não haviam ensinado e palavras inventadas, com variações quanto ao número de sílabas e ao grau de dificuldade, este estabelecido segundo o padrão silábico. Foram realizadas, com cada criança individualmente, duas sessões, uma em junho e a outra em novembro, com o objetivo de abranger duas etapas do processo de desenvolvimento. Para a análise dos resultados, foi previamente elaborada uma classificação de estratégias de leitura e escrita, baseada no pressuposto de que o desenvolvimento cognitivo apresenta uma seqüência universal de estratégias, que são relacionadas a uma seqüência de estratégias em tarefas cognitivas particulares. Os resultados indicaram que a leitura e a escrita apresentaram os mesmos níveis de desenvolvimento, quando consideradas separadamente, mas as estratégias se desenvolveram em rítmos diferentes, variando de acordo com o procedimento utilizado, constatando-se a utilização de estratégias mais elaboradas na escrita de palavras.

Nome do Autor: RUIZ, Ana Isabel
Nome do Orientador: Terezinha Nunes Carraher
Instituição: Universidade Federal de Pernambuco
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Assunto:Conceituação de Língua Escrita
Referência:

RUIZ, Ana Isabel. Relação entre as estratégias de leitura e escrita de palavras no período de aquisição da língua portuguesa. Recife: PG em Psicologia, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1988. 192p. (Dissertação de Mestrado).