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Alfabetização: ponto de partida ou ponto final?

O objetivo do estudo foi descrever o processo de alfabetização em uma escola pública, analisando processos, interações e organização interna. Foram observadas cinco turmas de alfabetização, tendo-se também observado a escola como um todo, quatro conselhos de classe e algumas reuniões de pais. Também registraram-se observações do serviço de orientação pedagógica, da supervisão, da diretoria, e conversas informais nos corredores, na sala dos professores, na cozinha, no pátio durante o recreio. A autora descreve a precária organização interna da escola, as questões disciplinares, as posturas autoritárias e discriminatórias, as más instalações, a falta de professores, a ausência dos alunos às aulas, o improviso e a ação intuitiva e rotineira no processo de alfabetização, a excessiva preocupação com prontidão e período preparatório, a artificialidade e formalidade da avaliação, a ausência de atendimento individual aos alunos. Conclui que muitos dos problemas inerentes à aprendizagem da leitura e escrita na escola pública seriam reduzidos se o professor recuperasse a confiança em si mesmo e ampliasse a consciência do seu papel como fundamental para a alfabetização/educação das crianças das camadas populares; afirma ainda que a alfabetização deveria superar o seu aspecto mecânico, indo além do simples reconhecimento das letras, sílabas ou frases, possibilitando a compreensão dos significados e a leitura crítica da realidade. A autora enfatiza a importância do atendimento individual e em pequenos grupos aos alunos das camadas populares, acrescentando que a submissão das professoras à rigidez institucional e a diluição da alfabetização num período preparatório prolongado e supérfluo dificultam esta prática.

Nome do Autor: SALIM, Tânia de Martino
Nome do Orientador: Hermengarda Alves Lüdke
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Concepção de Alfabetização
Referência:

SALIM, Tânia de Martino. Alfabetização: ponto de partida ou ponto final?. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1984. 111p. (Dissertação de Mestrado).