Abec

Abec


     

A educação pré-escolar e rendimento de crianças nas séries iniciais da escola de

O objetivo da pesquisa foi o de estudar as diferença entre crianças com e sem pré-escola quanto a: rendimento escolar em geral, rendimento em leitura, certos aspectos psicológicos (nível mental, ritmo, organização psicomotora) e sexo. Foram aplicadas 2 baterias de testes em 407 alunos de 1ª e 2ª série, de 3 escolas públicas, localizadas nos Estados do Ceará, Minas Gerais e São Paulo. A bateria A incluiu os seguintes testes: o ABC de L.F., o de Intel. não verbal de Pierre Weil, a prova de ritmo de Stambock, a prova gráfica de organização perceptiva de Bender, o teste de figuras invertidas (TFI) de Edfeldt e um questionário de dados pessoais dos sujeitos. A bateria B constou de 4 provas de rendimento em leitura e uma prova de rendimento escolar. Os resultados indicaram que a pré-escola contribui para o rendimento da criança na escola.

Nome do Autor: SÁ, Maria Iracema de
Nome do Orientador: Maria José de Barros Fornari de Aguirre
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

SÁ, Maria Iracema de. A educação pré-escolar e rendimento de crianças nas séries iniciais da escola de 1º grau. São Paulo: PG em Psicologia, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 1979. 138p. (Tese de Doutorado).