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Letramento digital: estudo sobre práticas escolares de leitura e escritura no computador vivenciadas por alunos/usuários da rede pública de ensino

Em nosso estudo científico, focalizamos o letramento digital, dentro do espaço de escolas públicas de Belo Horizonte, com o objetivo mais amplo de tentar compreender a relação dos alunos/usuários com a escrita diante do novo suporte de texto, o computador. As três perguntas chaves que nortearam nossa pesquisa foram: Que tipo de acesso e freqüência ao computador têm os alunos/usuários no contexto escolar? Que modos de comportamento são assumidos pelos alunos/usuários que têm a oportunidade de interagir com esse novo tipo de texto na escola? De quais estratégias os alunos/usuários se apropriam para processar, selecionar, recuperar e produzir informações na tela do computador da escola? Trabalhamos, nesta pesquisa, com referências teóricas baseadas nos estudos do letramento empreendidos por Magda Soares; nas reflexões investigativas apresentadas por Roger Chartier e Pierre Lévy sobre mudanças de suporte de escrita e de comportamentos de leitores/autores e no conceito de dialogismo de Bakhtin. Numa perspectiva metodológica qualitativa e de abordagem etnográfica, o trabalho de campo se caracterizou pelo uso das seguintes estratégias: observação e gravação em fita de áudio das aulas na sala de informática, de turmas do ciclo intermediário e do 3º ciclo, onde ocorreram as práticas de leitura/escritura no suporte digital; realização de questionário com todos os alunos das turmas observadas e entrevista com aqueles envolvidos mais diretamente na pesquisa; análise e avaliação de todos os dados coletados durante o desenvolvimento do trabalho. A partir dos dados coletados, visualizamos três vertentes de análise, tendo por base as três perguntas chaves da pesquisa, a saber: sobre o acesso e freqüência, tratamos das formas de contato, os programas, tipos de texto e espaços virtuais que os alunos/usuários usam na escola; sobre os gestos e comportamentos, analisamos a maneira de agir dos alunos/usuários em processo de apropriação da escrita digital; sobre as estratégias e produção do texto digital, refletimos sobre o que há de velho e de novo nos procedimentos de leitura e escritura do texto digital adotados pelos alunos/usuários.

Nome do Autor: Julianna Silva Gloria
Nome do Orientador: Isabel Alves Cristina da Silva Frade
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 2004
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GLORIA, Julianna Silva. Letramento digital: estudo sobre práticas escolares de leitura e escritura no computador vivenciadas por alunos/usuários da rede pública de ensino. 2004. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 2004.