Abec

Abec


     

Análise das atividades de linguagem oral desenvolvidas com alunos de 1ª série do º grau de uma escola de periferia urbana de Florianópolis.

A autora analisa as atividades de linguagem oral desenvolvidas no período preparatório, em duas 1ª séries de uma escola pública da periferia de Florianópolis. O estudo, de natureza exploratória descritiva, teve como objetivos a análise: das atividades de linguagem oral, a partir das experiências vivenciais dos alunos e a verificação da presença / ausência de comunicação interativa em sala de aula. Os procedimentos foram: entrevistas estruturadas e observação sistemática e assistemática. As principais conclusões são que as professoras raramente levavam em consideração os conhecimentos trazidos pelas crianças do meio familiar e que a preocupação com a execução das atividades planejadas superava a preocupação com a interação professor-aluno.

Nome do Autor: SOUZA, Maria da Graça de
Nome do Orientador: Laís Esteves Loffredi
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Língua Oral / Língua Escrita
Referência:

SOUZA, Maria da Graça de. Análise das atividades de linguagem oral desenvolvidas com alunos de 1ª série do 1º grau de uma escola de periferia urbana de Florianópolis. Rio de Janeiro: PG em Educação, Departamento de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, 1983. 275p. (Dissertação de Mestrado).