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Alfabetização e produção de textos: a falsa imagem do que é escrever

A pesquisa teve como objetivo identificar como, no processo de alfabetização, ao longo da 1ª e da 2ª séries do 1º grau, o aluno é levado a participar de condições inadequadas à real aprendizagem da modalidade escrita. A autora partiu da hipótese de que, desde o início, o processo de alfabetização fornece ao aluno uma imagem errônea do que é escrever, impedindo-o de, através do conhecimento das funções dos diversos usos da língua, gerar seu próprio texto. A pesquisa foi desenvolvida através de: análise dos Subsídios para a Implementação do Guia Curricular de Língua Portuguesa para o 1º grau, 1ª e 2ª séries, propostos pela Secretaria de Educação/CENP/SP, 1981; caracterização das atividades de alfabetização em uma turma de 1ª série e uma turma de 2ª série de uma escola estadual da periferia de Campinas/SP; análise de textos propostos aos alunos dessas turmas nos livros didáticos utilizados pela escola; análise de textos produzidos pelos alunos durante as aulas de Língua Portuguesa. As análises efetuadas confirmaram a hipótese da autora, que sugere que as falsas imagens do que é escrever transmitidas e impostas aos alunos no processo de alfabetização sejam evitadas através do fornecimento de condições reais de produção de texto, entendido como processo de significação.

Nome do Autor: SOARES, Lígia Raquel
Nome do Orientador: Eduardo Roberto Junqueira Guimarães
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de Campinas
Estado:
Ano Publicação: 1984
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Lingüistica
Assunto:Produção de texto
Referência:

SOARES, Lígia Raquel. Alfabetização e produção de textos: a falsa imagem do que é escrever. Campinas: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, 1984. 141p. (Dissertação de Mestrado).