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O período preparatório na 1ª série do 1º grau em escolas municipais de Porto Alegre: ritual de passagem.

O estudo teve como objetivo investigar o Período Preparatório institucionalizado na 1ª série do 1º grau das escolas públicas de periferia urbana, que atendem alunos pertencentes às camadas populares, buscando: conhecer seus determinantes e pressupostos; caracterizar o processo de alfabetização e o que sobre ele dizem as professoras; identificar as opiniões e concepções das professoras sobre seu trabalho. Para a realização da pesquisa, foram sorteadas, por critério geográfico, 10 escolas da rede municipal de Porto Alegre, e entrevistada, em cada escola, uma professora de 1ª série, escolhida por seus pares. Foram também observadas aulas de 8 das 10 professoras. Os dados, analisados pelo método de análise de conteúdo, permitiram descrever o período preparatório quanto à sua realização, duração e características didático-pedagógicas, resultados alcançados e atividades propostas, relação com a alfabetização. A autora conclui que o Período Preparatório, mais do que preparar para a alfabetização, tem por objetivo o de preparar a criança para submeter-se às exigências da escola, funcionando como um ritual de passagem, através do qual se pretende integrar a criança à comunidade escolar e transformá-la em criança-escolar.

Nome do Autor: CORAZZA, Sandra Mara.
Nome do Orientador: Augusto Nibaldo Silva Trivinos
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Prontidão
Referência:

CORAZZA, Sandra Mara.. O período preparatório na 1ª série do 1º grau em escolas municipais de Porto Alegre: ritual de passagem. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1989. 326p. (Dissertação de Mestrado).