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Criando a necessidade de ler: análise de uma experiência.

Partindo do pressuposto de que atividades de contato com a palavra escrita podem fazer emergir na criança a necessidade e o interesse pela leitura, levando, consequentemente, a uma alfabetização mais rápida e eficiente, pressuposto construído com base em uma experiência anterior com crianças de creche, relatada pela autora, o trabalho teve como objetivo descrever uma experiência de alfabetização realizada com crianças de 1a série de escola de zona rural. A autora fez observação participante numa classe de 37 crianças, novatas na 1ª série do 1º grau de uma escola pública rural do Estado de São Paulo, ora interferindo diretamente no trabalho das crianças, ora atuando por intermédio da professora da classe. Os sujeitos foram inicialmente avaliados por um teste de prontidão para a alfabetização e através de desenho livre. A pesquisadora juntamente com a professora desenvolveram atividades orais em torno de histórias, atividades de desenho, de leitura e de escrita informal, ao mesmo tempo em que se promovia a alfabetização através de procedimentos formais. A autora conclui que as atividades desenvolvidas, além de terem conduzido a um desenvolvimento satisfatório do processo de alfabetização, levaram as crianças a uma concepção adequada do sistema de escrita, a valorizar a leitura e a escrita, a ver o ler e o escrever como práticas necessárias.

Nome do Autor: SILVA, Zillá Aparecida Peigo de Moura e
Nome do Orientador: Mirtes Alonso
Instituição: Universidade Federal de São Carlos
Estado:
Ano Publicação: 1988
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Proposta Didática
Referência:

SILVA, Zilá Aparecida Peigo de Moura e. Criando a necessidade de ler: análise de uma experiência. São Carlos: PG em Educação, Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, 1988. 181p. (Dissertação de Mestrado).