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Fatores intervenientes na aprendizagem da leitura e da escrita.

Os objetivos da pesquisa foram: identificar as relações entre a aprendizagem da leitura e da escrita e as seguintes variáveis dos alunos: idade cronológica, sexo, nível de maturidade, nível sócio-econômico e freqüência a jardim da infância; identificar as percepções dos alfabetizadores sobre as relações entre essas variáveis e sobre as prováveis causas do fracasso ou sucesso escolar do aluno de 1ª série. A amostra foi de 213 alunos, que cursavam pela primeira vez a 1ª série de escolas municipais de Caxias do Sul - RS e 57 alfabetizadoras. Os instrumentos utilizados foram: teste de rendimento em leitura e escrita, teste ABC, questionários para obtenção de dados sobre os alunos, aplicação de questionário e entrevistas às alfabetizadoras. Os resultados evidenciaram que as variáveis nível sócio-econômico, nível de maturidade, e freqüência a jardim de infância apresentaram relações significativas com o processo de alfabetização. As alfabetizadoras atribuíram a essas mesmas variáveis as causas do rendimento escolar. Constatou-se a tendência dos professores em atribuir sobretudo ao aluno e à família a responsabilidade do fracasso e do sucesso escolar (e a persistência de práticas que podem estar influindo negativamente sobre o rendimento escolar).

Nome do Autor: MORÉ, Marisa Mathilde
Nome do Orientador: Carmen Lins Baia Solari
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Pedagogia
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

MORÉ, Marisa Mathilde. Fatores intervenientes na aprendizagem da leitura e da escrita. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, 1981. 221p. (Dissertação de Mestrado).