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Curso normal: verso e reverso de uma praxis.

A analise é sobre o curso normal não se referindo à alfabetização.

O objetivo do estudo foi refletir e questionar a relação teoria-prática, forma-conteúdo na práxis pedagógica desenvolvida no curso Normal (CN) do Instituto de Educação Professor Ismael Coutinho (IEPIC) e elaborar uma proposta de reformulação desse curso, em conjunto com todos os elementos envolvidos. A metodologia adotada foi a de uma pesquisa-ação para que fosse possível, não apenas constatar fatos e obter informações sobre esse fazer pedagógico, mas ouvir, refletir, discutir e sugerir novos rumos para o curso, num processo democrático de participação. No decorrer da pesquisa usou-se vários procedimentos como: entrevistas com professores e alunos, coordenadores e dirigentes, análise de planos, programas e da legislação em vigor sobre o Curso Normal; observação de aulas, de reuniões pedagógicas e inúmeros Seminários dos quais participaram professores das disciplinas pedagógicas, supervisores de Estágio Supervisionado e coordenadores pedagógicos. Os resultados evidenciaram que a relação teoria-prática não vem sendo trabalha, pela maioria dos educadores, no sentido da unidade dialética entre essas categorias e sim de maneira dicotomizada. Essa prática desarticulada, embora realizada muitas vezes de forma inconsciente, manifesta-se como reflexo da divisão social do trabalho que separa o pensar do fazer, na sociedade dividida em classes em que vivemos. As relações forma-conteúdo também não tem sido apreendida por grande parte dos docentes em toda sua riqueza, como categorias políticas que devem promover a articulação da prática pedagógica no Curso Normal. Tem sido, essas categorias, desenvolvidas de maneira isolada, como se fossem neutras, desvinculadas de uma direção filosófico-político e social. Tais implicações, apesar de não percebidas muitas vezes pelos professores, foram questionadas e discutidas com os colegas participantes nos Seminários realizados, momentos em que demonstraram o maior interesse na renovação e reformulação de sua práxis.

Nome do Autor: AGUIAR, Tarcila Oliveira
Nome do Orientador: Lúcia Maria Moraes Moysés
Instituição: Universidade Federal Fluminense
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

AGUIAR, Tarcila Oliveira. Curso normal: verso e reverso de uma praxis. Niterói: PG em Educação, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Universidade Federal Fluminense, 1989. 107p. (Dissertação de Mestrado).