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Competências para o aperfeiçoamento do supervisor de classes de alfabetização do município do Rio de Janeiro.

O objetivo do estudo foi definir e validar um conjunto de competências necessárias ao supervisor de classes de alfabetização. Com base em revisão de literatura, foram listadas 300 competências para o ensino da leitura, reduzidas a 129, quando submetidas a cinco juizes especialistas em supervisão e alfabetização. O critério para validação das competências foi o da média de importância atribuída por um segundo grupo de juizes, constituído de 18 supervisores de classes de alfabetização. Foram, assim, validadas 46 competências, distribuídas em três grandes áreas: a) conhecimento sobre o desenvolvimento da criança; b) habilidade de planejamento do currículo; c) práticas de ensino de leitura decorrentes de a) e b). Foram definidas oito categorias de competências consideradas como áreas de intervenção para o trabalho do supervisor de alfabetização: estruturação, método, reforço e atenção, organização da situação de ensino, diagnose e avaliação, desenvolvimento de habilidades de leitura, desenvolvimento profissional e comunicação professor-aluno.

Ano Publicação: 1978
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: An√°lise de Documentos
Referencial Teórico: Pedagogia
Ideário Pedagógico: Pedadogia Tecnicista
Assunto:Caracterização do Alfabetizador
Referência:

PIMENTEL, Marília Lima. Competências para o aperfeiçoamento do supervisor de classes de alfabetização do município do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: PG em Educação, Faculade de Educação, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1978. 133p. (Dissertação de Mestrado).