Abec

Abec


     

Análise dos resultados do teste de seleção ao curso de formação de professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau de um colégio estadual do Rio de Janeiro.

Esta pesquisa teve por principal objetivo analisar a fidedignidade das notas do teste de seleção, realizado em novembro de 1981, para o ingresso ao Curso de Formação de Porfessores de 1ª a 4ª série do 1º grau de um Cólegio Estadual no Rio de Janeiro. Para se atingir este objetivo, utilizou-se uma amostra aleatória de 200 candidatos dentre os 830 que prestaram o concurso. A partir desta amostra foram estimados e analisados os coeficientes de fidedignidade de cada um dos três subtestes (Conhecimentos Gerais, Língua Portuguesa e Matemática) que formavam o teste de seleção e o coeficiente de fidedignidade do teste tomado como um todo. Os coeficientes encontrados, considerando-se os fins de seleção almejados pelo teste e a importância dos cursos de formação de professores no contexto educacional, mostratem-se não satisfatórios. Ao lado desse estudo foi examinado o desempenho dos 232 canditados selecionados, o que demonstrou que uma grande maioria obteve nota final inferior à metade da nota máxima possível no teste inteiro. Em Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa a maioria obteve nota igual ou superior à metade da nota máxima possível e, em Matemática, a maioria obteve nota inferior à metade da nota máxima possível aí prevista. Foram ainda, em relação a esses candidatos selecionados, descrito alguns aspectos caracterizadores relativos a sexo, idade, proveniência escolar e nível de escolaridade dos pais.

Nome do Autor: ANGOTTI, Domingos
Nome do Orientador: Nícia Maria Bessa
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1983
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: DOMINGOS, ANGOTTI,. Análise dos resultados do teste de seleção ao curso de formação de professores de 1ª a 4ª séries do 1º grau de um colégio estadual do Rio de Janeiro.. 1983. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, , 1983.