Abec

Abec


     

A aquisição do código escrito: o desempenho dos alunos do programa de alfabetização funcional do Mobral.

Os sujeitos pesquisados não são crianças de 1ª série.

O estudo tem como finalidade verificar o desempenho gráfico dos alunos do Programa de Alfabetização Funcional do MOBRAL e as possíveis interferências do material didático no processo de alfabetização. O teste utilizado consistiu num ditado de quartoze palavras isoladas, tendo sido aplicado em 279 alunos no Estado do Maranhão e 250 no Estado de São Paulo. Os dados obtido foram classificados em categorias que refletam os problemas do sistema fonológico-ortográfico do protuguês e ainda dificuldades de ordem percentual e intelectiva. Os resultados confirmam alguns dos pressupostos teóricos relativos às dificuldades presentes na aprendizagem do código escito e ainda apontam possíveis interferências do material didático no desempenho dos alunos. Torna-se possível, assim, oferecer conclusões e sugestões voltadas tanto para a confecção de materiais didáticos, como para a prática de sala de aula.

Nome do Autor: AVELAR, Regina de Figueiredo
Nome do Orientador: Irmão Elvo Clemente
Instituição: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Estado:
Ano Publicação: 1981
Curso: Programa de Pós-Graduação em Linguística
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Letras
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: FIGUEIREDO, AVELAR, Regina de. A aquisição do código escrito: o desempenho dos alunos do programa de alfabetização funcional do Mobral.. 1981. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, , 1981.