Abec

Abec


     

Leitura dentro da escola, fora da escola: leitura, leitores, leitoras.

Foi analisado no trabalho as dificuldades de leituras explicitadas por alunos universitários e também sentidas por professores em relação a seus alunos. Estudou-se um conjunto de observações sobre leitura, feitas por pessoas que foram excluídas muito cedo da escola ou que não chegaram a frequentá-la. O objetivo foi entrar na discussão sobre a chamada crise de leitura. Rastreando o poder institucionalizado dentro e fora da escola foi possível dimensionar um conjunto, cada vez mais complexo, de técnicas que trabalham o distanciamento da leitura como aproximação. entre diferentes questões abordadas, foram principais objetos de reflexão os seguintes: algumas reações à normalização institucional; a maneira como se constituem as barreiras que se interpõem no momento da interrelação leitor-texto e a instrumentalização da leitura que atinge tanto os leitores dentro como os fora da escola. Assim, a divisão entre os chamados leitores e não leitores apareceu como ficcional, e a crise de leitura como parte do controle institucionalizado da leitura e, também por essa via, do leitor.

Nome do Autor: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite
Nome do Orientador: Sarita Maria Affonso Moisés
Instituição: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: PG em Distúrbios da Comunicação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Distúrbios da Comunicação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Leitura
Referência:

BARBOSA, Raquel Lazzari Leite. Leitura dentro da escola, fora da escola: leitura, leitores, leitoras. São Paulo: PG em Distúrbios da Comunicação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, 1989. 112p. (Dissertação de Mestrado).