Abec

Abec


     

O auto conceito do professor de 1º grau e algumas variaveis profissionais.

Esta pesquisa teve por objetiv caracterizar o autoconceito de professores de peimeira série e investigar se tal variável est´ta relacionada com o desempenho profissional. Procurou verificar se as variáveis nível sócio-econômico, idade, tempo de formado, tempo de experiência de magistério e tempo de experiência de magistério na primeira série teriam relação com ou influenciariam o autoconceito. O estudo foi realizado com 175 professores, foi aplicado questionários especificamente elaborado com o objetivo de levantar os dados referentes às variáveis profissionais. para avaliar o autoconceito foi aplicada a Escala Fatorial de Autoconceito, de autoria de Tamayo, em versão adaptada pela autora,. os rssultados evidenciam que o autoconceito dos professores de modo geral é alto e a análise fatorial das respostas identificou seis fatores. foi estudada a distribuição de frequência dos escores dos fatores e da escola total. Não foram encontradas correlações entre autoconceito e desempenho, nem entre autoconceito e as variáveis citadas acima. Os resultados das regressões simples e múltiplas mostraram que o desempenho não é função do autoconceito e seus fatores, assim como, o autoconceito não é fução das variáveis idade, tempo de formao, de experiência de magistério, e de experiência de magistério na primeira série.

Nome do Autor: BECHARA, Olga Thereza
Nome do Orientador: Arrigo Leonardo Angelini
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1986
Curso: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área: Psicologia
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Psicologia educacional
Referência: THEREZA, BECHARA, Olga. O auto conceito do professor de 1º grau e algumas variaveis profissionais.. 1986. Dissertação de Mestrado (Doutorado) - Universidade de São Paulo, , 1986.