Abec

Abec


     

Educação Psicomotora e prontidão para a alfabetização: Estudo sobre a influência de um programa de educação psicomotora na prontidão para a alfabetização de crianças pré-escolares, na faixa etária de 6 a 7 anos, na cidade de Santa Maria, RS.

A pesquisa objetivou verificar a influência da educação psicomotora na prontidão para a alfabetização em pré-escolares. Para isso, foi realizado um experimento, durante um semestre letivo, em que os sujeitos foram 19 alunos de ambos os sexos, com idade entre 6 a 7 anos, de nível sócio-econômico médio, escolhidos aleatoriamente entre os que freqüentavam uma classe, também escolhida aleatoriamente entre as classes de pré-escola de uma escola da rede pública de Santa Maria (RS). Os alunos foram distribuídos aleatoriamente em dois grupos: 10 alunos constituíram o Grupo Experimental e 9 o Grupo de Controle. O primeiro grupo foi submetido a um Programa de Educação Psicomotora, composto de atividades com movimento, visando desenvolver a coordenação dinâmica geral, a coordenação viso-motora, o equilíbrio corporal, a organização espaço temporal, a lateralidade, o ritmo e o esquema corporal. No Grupo de Controle foram realizadas atividades recreativas livres. Os dois grupos foram avaliados em um pré-teste (no início do semestre) e a um pós-teste (no fim do semestre) quanto à sua prontidão para a alfabetização, utilizando-se, nos dois momentos, o mesmo instrumento de avaliação. Os dados foram tratados estatisticamente e permitiram concluir que: houve diferença estatisticamente significativa no Grupo Experimental, quando comparado com o de Controle, apenas nos subtestes Coordenação viso-motora e Memória lógica; embora o Grupo Experimental, no pré-teste, tenha apresentado desempenho inferior ao do Grupo de Controle na maioria dos subtestes, apresentou desempenho superior ao Grupo de Controle no pós-teste, na maioria dos subtestes; no pós-teste, o desvio padrão do Grupo Experimental diminuiu, enquanto que o do Grupo de Controle aumentou, o que evidencia que o primeiro tornou-se mais homogêneo e o segundo mais heterogêneo. O autor conclui que o programa de educação psicomotora caracterizou-se como um programa compensatório, que compensou a diferença inicialmente existente entre os dois grupos, e também compensou as deficiências apresentadas no pré-teste pelos alunos do Grupo Experimental.

Nome do Autor: MOREIRA, Nilson Roberto
Nome do Orientador: Dictamar Kleiner
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1985
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Determinantes de Resultados
Referência:

MOREIRA, Nilson Roberto. Educação Psicomotora e prontidão para a alfabetização: estudo sobre a influência de um programa de educação psicomotora na prontidão para a alfabetização de crianças pré-escolares, na faixa etária de 6 a 7 anos, na cidade de Santa Maria, RS. Santa Maria: Universidade Federal de Santa Maria, 1985. 153p. (Dissertação de Mestrado).