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O ensino da leitura segundo perspectivas de uma análise ortográfica-fonológica.

Com o objetivo de tornar mais claro o processo de alfabetização e fornecer ao autor de matérias didáticas um análise crítica desse processo, o trabalho estuda a aprendizagem da leitura sob o ponto de vista da língua, e confronta os sistemas fonológicos e ortográficos do português. A aprendizagem da leitura é discutida como um processo psicolingüístico constituído de três fases: fase da transferência, fase da leitura produtiva e fase da leitura emotivo-interpretativa. O principal objeto de estudo no trabalho é a fase de transferência: da seqüência temporal da fala para a seqüência espaço-direcional da escrita, da forma sonora da fala para a forma gráfica da escrita e do sistema fonológico para a forma gráfica da escrita. O sistema ortográfico do português é descrito em suas relações com o sistema fonológico (a letra e o fone, seqüências vocálicas e seqüências consonantais, padrão silábico e seu correspondente ortográfico, traços supra-segmentais e sua relação com os sinais da escrita).

Ano Publicação: 1974
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Letras
Tema: Letras
Natureza Do Texto:Ensaio
Referencial Te√≥rico: Ling√ľistica
Ideário Pedagógico: Ausência de Ideário
Assunto:Sist. Fonológico / Sist. Ortográfico
Referência:

SILVA, Myrian Barbosa da. O ensino da leitura segundo perspectivas de uma análise ortográfica-fonológica. Rio de Janeiro: PG em Linguística e Filologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1974. (Dissertação de Mestrado).