Abec

Abec


     

A Leitura , a escrita e a interação discursiva de sujeitos surdos: estigma, preconceito e formações imaginárias.

Esta dissertação relata a pesquisa sobre a leitura, a escrita e a interação discursiva de sujeitos surdos. Forma estudados seis sujeitos surdos, com idade entre 14 e 20 anos, nível de escolaridade entre 7ª série do 1º grau e primeiro ano do 3ª grau, sendo três surdos oralizados e três não oralizados, usuários de língua de sinais. Em relação à leitura e à escrita, são analisadas as práticas sociais e o desempenho dos sujeiros surdos. No âmbito das práticas sociais, discutem-se as práticas escolares de leitura e de escrita dos sujeitos surdos, na escola regular e na escola especial, o acesso à leitura e à escrita em outros espaços do entorno social, bem como o valor que a leitura, a escrita, a escola e a escolarização assumem para os sujeitos surdos, seus familiares e professores. No que diz respeito aos processos de leitua e de escrita, avalia-se a utilização de diversas tentativas de construção do sentido, como a revisão textual, a leitura silenciosa, a releitura e outros procedimentos. São avaliados, ainda, as relações entre oralização, leitura e escrita, como também o uso de bimodalismo, língua de sinais de alfabeto manual como consdições de possilbilidades ou de impossibilidades, para os sujeitos surdos, de construção do sentido em relação a textos escritos, na produção e na interpretação. Discutem-se, ainda, as dificuldades lexicas e semânticas, buscando situar suas origens. As formações imaginárias em relação ao que significa ser surdo, bem como a assimilação de estigma e de preconceito, pelos sujeitos surdos e pelos ouvintes do entorno social, também constituem temas de análise: exercem influência sobre as práticas e os processos de leitura e de escrita dos sujeitos surdos, e geram consequências como a negação das dificuldades, a preocupação com a aprovação, sentimento de incapacidade e autodepreciação, entre outras formas de pensar. As situações discursivas que se estabelecem entre surdos e ouvintes, por sua vez, também são analisadas nesta dissertação. A idéia de surdez como chaga ou segredo a ser encorberto permeia as interações discursivas, tal, como também ocorre no campo da leitura e da escrita. As atitudes decorrentes dessa forma de pensar também são analisadas: a desconfiança, a simulação, a identificação com o ouvinte-opressor e outras. 

Nome do Autor: BOTELHO, Paula
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1998
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência:

BOTELHO, Paula. A Leitura , a escrita e a interação discursiva de sujeitos surdos: estigma, preconceito e formações imaginárias. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1998. 484p. (Dissertação de Mestrado).