Abec

Abec


     

Relacionamento entre rendimento de leitura ao final da 1ª série do 1º grau e fatores associados ao professor que provavelmente atua na alfabetização.

Esta pesquisa teve como objetivos explicitar a possível correlação entre o conhecimento do professor sobre determinadas habilidades exigidas na alfabetização - aplicação de padrões silábicos, classificação de palavras, compreensão literal de textos, compreensão de pormenores e da idéia principal e rendimento dos alunos nessas mesmas habilidades; e investigar os efeitos do conhecimento do professor acerca dessas habilidade, bem como seu tempo de serviço, nível de escolaridade, cursos de especialização e rendimento de leitura de alunos ao término da 1ª série do 1º grau. O estudo envolveu 36 turmas de 1ª série do 1º grau de escolas oficiais do município do RJ, contando com uma amostra selecionada aleatoriamente de 896 alunos e de seus respectivos professores. Os instrumentos utilizados constituíram-se de um teste de rendimento para os alunos da amostra e de uma escala do tipo Likert para seus professores. A coleta de dados foi realizada em duas etapas, por supervisores da escolas selecionadas. Na primeira etapa, foi aplicado o teste de rendimento de leitura às 36 turmas de 1ª série. E na segunda, etapa foi realizado o preenchimento da escala de habilidades exigidas na alfabetização pelos 36 professores. Os resultados deixaram claro que o conhecimento do professor acerca das habilidades exigidas na alfabetização parecia ter efeitos sobre o rendimento em leitura dos alunos, ao final da 1ª série; outras variáveis do professor, como tempo de experiência, especialização e nível de escolaridade, embora em menor proporção, também contribuíram no aumento do rendimento dos alunos.

Nome do Autor: ARAÚJO, Maria Yvonne Atalécio de
Nome do Orientador:
Instituição: Universidade Federal do Rio de Janeiro
Estado:
Ano Publicação: 1978
Curso:
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Psicologia Associacionismo
Assunto:Formação do Alfabetizador
Referência:

ARAÚJO, Maria Yvonne Atalécio de. Relacionamento entre rendimento de leitura ao final da 1ª série do 1º grau e fatores associados ao professor que provavelmente atua na alfabetização. Rio de Janeiro: Pós-Graduação em Educação na Faculdade de Educação do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal do Rio de Janeiro, 1978. 96p. (Dissertação de Mestrado).