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Informática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico formal, tal como descritas por Piaget.

Co-orientadora: Iris Barbosa Goulart

O objetivo da pesquisa consiste em analisar o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico-formal, tal como descrita por Piaget. Para tal, foi realizada uma pesquisa com seis sujeitos, alunos do Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, de idade entre 12 anos e nove meses a 14 anos. Tais sujeitos, que já dominavam os principais comandos do LOGO-GRÁFICO, resolveram através deste, seis desafios referentes às operações cognitivas de compreensão, razão-proporção, combinação, permutação e probabilidade. Os dados foram coletados e analisados com base no método clínico. Entre as conclusões, sobressai a eficácia do LOGO na identificação e desenvolvimento das operações cognitivas, assim como, na análise das diversas estratégias utilizadas pelos alunos. Verificou-se , entretanto, que a eficácia do LOGO varia em função do sujeito e da natureza da tarefa. Assim, o uso do LOGO foi mais eficaz para aqueles que ainda não apresentavam completo domínio das operações cognitivas em estudo, como também na simulação de situações difíceis de ser apresentadas aos alunos. Sugere-se que o uso do LOGO e as pesquisas educacionais a ele relacionadas não fiquem restritos a situações espontâneas, como relatado usualmente na literatura, mas envolvam, também, situações de aprendizagem sistemática das disciplinas curriculares.

Nome do Autor: BRAULIO, Bernadete Tassara Lemos
Nome do Orientador: Maria Rita Neto Sales Oliveira
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Tecnologia educacional
Referência:

BRAULIO, Bernadete Tassara Lemos. Informática na educação: o uso da linguagem computacional LOGO no estudo das operações cognitivas da fase lógico formal, tal como descritas por Piaget. Belo Horizonte: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, 1989. 303p. (Dissertação de Mestrado).