Abec

Abec


     

Análise das causas de evasão e reprovação, referente ao fluxo escolar de entrada e de saída do curso de alfabetização fucional, no município de Santa Maria/RS.

O estudo pretende verificar a interferência da "Situação Sócio-Econômica" do aluno do curso de Alfabetização Funcional - MOBRAL, de acordo com a época de evasão do aluno no curso e, às vezes, de repetência do aluno no mesmo. A pesquisa desenvolvida foi dita descritiva. Não se limitou apenas à coleta e apreciação dedados. Mas se deteve ao estudo das causas de evasão e reprovação, referentes aos alunos maiores de 15 anos durante os dois convêncios do ano de 1974, entre o Movimento Brasileiro de Alfabetização com sede em Rio de Janeiro e a cidade de Santa Maria. os objetivos do estudo foram: 1) pesquisar junto à Sede do MOBRAL da Comunidade, o percentual de alunos evadidos, reprovados e alfabetizados referentes aos anos de 1973 e 1974, nas classes de alfabetização funcional de Santa Maria; 2) analisar as causas da evasão e da reprovação dos alunos do MOBRAL; 3) constatar, através deentrevistas no MOBRAL da Sede, as providências tomadas no sentido de minimizar as causas dos fenômenos acima; 4) comparar os índices de evasão e reprovação dos alunos do curso de alfabetização funcional de Santa Maria entre os anos de 1973 e 1974; 5) propor sugestões ao Movimento Brasileiro de Alfabetização da Comunidade, após a análise realizada, no sentido de melhorar os índices de produtividade no Processo Educacional propiciando uma Educação Continuada à sua Clientela visando o desenvolvimento de suas potencialidades, evitando, assim, o fenômeno da regressão.

Nome do Autor: CABISTANI, Conchita Souza
Nome do Orientador: Dilma da Luz Pereira
Instituição: Universidade Federal de Santa Maria
Estado:
Ano Publicação: 1975
Curso: PG em Teoria e Prática do Currículo
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: SOUZA, CABISTANI, Conchita. Análise das causas de evasão e reprovação, referente ao fluxo escolar de entrada e de saída do curso de alfabetização fucional, no município de Santa Maria/RS.. 1975. Selecione tipo de trabalho... (Mestrado Acadêmico) - Universidade Federal de Santa Maria, , 1975.