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Ler e escrever como um processo ativo da criança: o desafio de uma nova proposta.

O objetivo da pesquisa foi o de avaliar, através de um experimento, uma nova proposta metodológica para a alfabetização, contida em materiais curriculares alicerçados na psicogênese da língua escrita, comparando os resultados dos desempenhos em leitura e escrita de crianças alfabetizadas com esses materiais com os de crianças alfabetizadas com materiais comumente usados em classes de 1ª séries. Foram sujeitos da pesquisa dois grupos de alunos pertencentes a duas escolas públicas, e emparelhados quanto à idade, nível sócio-econômico e não repetência na 1ª série: um grupo experimental, formado por 27 crianças, em que foi implementada a proposta metodológica, em um grupo de controle, formado por 26 crianças, que não sofreu intervenção. Ao final do ano letivo, os dois grupos foram avaliados em leitura e escrita através de um teste de desempenho e da produção de textos. Os resultados evidenciaram a superioridade do grupo experimental sobre o grupo de controle.

Ano Publicação: 1986
Grau Do Trabalho: Dissertação de Mestrado
√Ārea: Educa√ß√£o
Tema: Educação
Natureza Do Texto:Pesquisa: Experimental
Referencial Teórico: Psicologia Genética
Ideário Pedagógico: Pedagogia Progressista
Assunto:Proposta Did√°tica
Referência:

SILVEIRA, Tânia Borges Fortes da. Ler e escrever como um processo ativo da criança: o desafio de uma nova proposta. Porto Alegre: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1986.161p. (Dissertação de Mestrado).