Abec

Abec


     

Preconceito racial em questão: a perspectiva dos alunos.

Não aborda o processo de alfabetização.

Esta dissertação relata pesquisa exploratória em que, atraves de um estudo de caso, procurou-se levantar algumas hipoteses sobre um aspecto ainda pouco considerado no quadro da problematica do preconceito racial no contexto escolar: a maneira como o proprio alunado, pertencente a diferentes grupos etinicos, num pais multicultural como e o Brasil, posiciona-se diante do preconceito e da discriminação da população negra.(...)
Os resultados evidenciaram que (...) as ideologias da "democracia racial" e do "ideal de branqueamento" tão apregoadas por diferentes instituições, parecem ser fortemente assimiladas pelos alunos(as), determinando que sua auto-classificação em grupos raciais e sua auto-imagem seja construida com referencia a um padrão de beleza branca, (...) verificou-se que a existencia do preconceito e da discriminação não e ignorada pelos alunos, que os conhecem, direta ou indiretamente; porem, o modo como se posicionam e determinado por um sentimento de impotencia, não demonstrando eles outra reação alem do silencio. Constatou-se desta forma, que a explicitação do preconceito e da discriminação e coibida, assim como o direito a resposta, evitando-se a polemica. (...) os dados evidenciaram (tambem) as implicações da diversidade etnica em sala de aula na produçao de leitura, permitindo afirmar a existencia de relação entre a diversidade de julgamentos, demonstrando diferentes niveis de receptividade a obra, e os diferentes grupos cor-etnia em que os alunos se identificaram. (...)

Nome do Autor: Mary Francisca Guimarães
Nome do Orientador: Magda Becker Soares
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1996
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: GUIMARÃES, Mary Francisca. Preconceito racial em questão: a perspectiva dos alunos. 1996. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1996.