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A mulher-professora em desvio de função por transtorno mental

Não aborda o processo de alfabetização.

A pesquisa surge das observações que a pesquisadora fazia enquanto professora das séries iniciais, no que tange à relação das mulheres-professoras com o trabalho pedagógico. Nesse contexto, pesquisou-se a situação das professoras das séries iniciais da Rede Municipal de Ensino, que já se encontravam afastadas da função para a qual fizeram um concurso, ou seja o magistério. o afastamento da regência de classe é justificado por um dispositivo nomeado "desvio de função" . Nesta pesquisa foi estudado os cass de desvio de função que foram recomendados a partir dos diagnósticos de "transtornos mentais". A pesquisa conduz a problematização da situação da mulher-professora, a relação que ela estabelece com o trabalho pedagógico e que lugar os possíveis "transtornos mentais" ocupam para o sujeito em questão.

Nome do Autor: Margareth Diniz
Nome do Orientador: Eliane Marta Santos Teixeira Lopes
Instituição: Universidade Federal de Minas Gerais
Estado:Minas Gerais
Ano Publicação: 1997
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Ciências Humanas: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico: Em análise
Assunto:Em análise
Referência: DINIZ, Margareth. A mulher-professora em desvio de função por transtorno mental. 1997. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação) - Universidade Federal de Minas Gerais, Minas Gerais, 1997.