Abec

Abec


     

Reprovação escolar na 1ª série do 1º grau: um estudo comparativo de dois grupos de alunos pertencentes a uma população economicamente desfavorecida.

Aborda a reprovação, procurando analisar as atitudes e comportamentos dos pais perante seus filhos e também das professoras com relação aos alunos. Não aborda o processo de alfabetização.

O trabalho procurou levantar fatores ligados e atitudes dos pais, a características sócio-estruturais da familia, características do aluno e a características pessoais e profissionais dos professores que evidenciassem relação com reprovação escolar continuada de oitenta alunos bi e tri-repetentes da primeira série do primeiro grau. Tais alunos cursaram as seis escolas públicas de ensino de primeiro grau do bairro Nordeste de Amaralina em Salvador. Para efeito de análise comparativa, foi também investigado um grupo de oitenta alunos não-repetentes da terceira série e quarta série do primeiro grau, das mesmas escolas acima, equiparados aos bi e tri-repetentes quanto à idade e sexo. Foram realizadas com as famílias entrevistas com roteiro pré-testadas e aplicados questionários aos professores. Diferenças entre os dois grupos de famílias foram verificadas em algns aspectos ligados a atitude dos pais em relação aos filhos, a características do aluno. Quanto à análise dos professores, foi encontrada diferença favorável as professoras que ensinaram principalmente alunos não-repetentes, no que diz respeito a satisfação com o ensino da série sob o seu encargo.

Nome do Autor: COIMBRA, Ivanê Dantas
Nome do Orientador: Gizelda Santana Morais
Instituição: Universidade Federal da Bahia
Estado:
Ano Publicação: 1976
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Alfabetização
Referência:

COIMBRA, Ivanê Dantas. Reprovação escolar na 1ª série do 1º grau: um estudo comparativo de dois grupos de alunos pertencentes a uma população economicamente desfavorecida. Salvador: PG em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, 1976. 149p. (Dissertação de Mestrado).