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Aspectos médico-sociais do rendimento escolar.

O objetivo geral do trabalho é estudar as relações entre redimento escolar e características médico-sociais dos alunos. Os objetivos específicos estão concentrados em analisar as relações entre redimento escolar e condições individuais físicas e  psicossociais, condições de ambiente físico e ambiente social. A população de estudo é amostra de uma população hipotética, constituída pela totalidade dos alunos que, em setembro de 1971, participaram das classes de 1ª à 4ª série da Escola Pública Estadual de 1º grau José Monteiro boanova, em São Paulo. Para o total da amostra, ou seja, 788 alunos, foram levantadas as condições médico-sociais, individuais e ambientais, em setembro de 1971, e, posteriormente, a evolução histórica do redimento escolar de 1971 a 1975. Os componentes da amostra foram divididos em quatro subgrupos populacionais, nos quais as idades dos alunos são semelhantes e as sequências de séries a vencer no processo ensino-aprendizagem idênticos. Estes subgrupos estão representados pelos conjuntos dos alunos que, em setembro de 1971, cursavam as classes de primeira, segunda, terceira e quarta série da Escola.

Nome do Autor: CONCEIÇÃO, José Augusto Nigro
Nome do Orientador: João Yunes
Instituição: Universidade de São Paulo
Estado:
Ano Publicação: 1979
Curso: Programa de Pós-Graduação em Pediatria
Grau do Trabalho: Tese de Doutorado
Área:
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:
Referência: NIGRO, CONCEIÇÃO, José Augusto. Aspectos médico-sociais do rendimento escolar.. 1979. Dissertação de Mestrado (Doutorado) - Universidade de São Paulo, , 1979.