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Leitura como prática discursiva.

Este trabalho teórico-prático que se desenvolveu a partir de um estudo de caso realizado numa escola pública, em classe de 3ª série que integra o projeto de pesquisa "Experiência de alfabetização". Seu objetivo é conhecer o processo de significação construído durante a prática de leitura naquela classe. A concepção de leitura adotada fundamentada-se nos princípios da análise do discursom que definem a leitura como um processo, através do qual autor e leitor interagem e produzem significados na relação que se estabelece entre o texto e o contexto histórico-social. Os dados coletados por meio de observação, da análise conteúdo e das entrevistas com professora demonstram as representações sociais construídas no processo de leitura, assim como as relações intertextuais e contextuais que permeiam esse processo num movimento dialético de leitura e escrita. A análise e a interpretação desses dados evidenciam algumas contradições e a ambiguidade do processo observado, no qual a paráfrase e a polissemia se alternam e refletem o problema da formação profissional e da consciência política do professor. Tomando a dimensão dialógica e interdiscursiva do processo de leitura e escrita naquela classe, essa trabalho aponta para a necessidade de leitura como prática discursiva, em que as relações sociais e históricas sejam explicitadas e em que o prazer e a descoberta possibilitem à criança gostar de ler e escrever.

Nome do Autor: COSTA, Rita de Cássia e Silva
Nome do Orientador: Euzi Rodrigues Moraes
Instituição: Universidade Federal do Espírito Santo
Estado:
Ano Publicação: 1989
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação
Grau do Trabalho: Dissertação de Mestrado Acadêmico
Área: Educação
Tipo de Pesquisa:
Referencial Teórico:
Assunto:Ensino
Referência:

COSTA, Rita de Cássia e Silva. Leitura como Prática Discursiva. Vitória: PG em Educação, Centro Pedagógico, Universidade Federal do Espírito Santo, 1989. 258p. (Dissertação de Mestrado).